Personalidade

Há 125 anos nascia J.R.R. Tolkien, autor de 'O Senhor dos Anéis'

De família inglesa, o escritor é considerado o pai da literatura fantástica moderna

Radioagência Nacional
Cadastrado por
Radioagência Nacional
Publicado em 03/01/2017 às 12:10
Foto: Reprodução
De família inglesa, o escritor é considerado o pai da literatura fantástica moderna - FOTO: Foto: Reprodução
Leitura:

Em 3 de janeiro de 1892, nasceu John Ronald Reuel Tolkien, considerado um dos mariores escritores de fantasia de todos os tempos. E é mais conhecido como o autor de O Hobbit e a trilogia O Senhor dos Anéis.

A vida e a trajetória do criador da terra média começa pela infância na África do Sul e pelo retorno da família para a Inglaterra. Ele nasceu na África do Sul, mas foi naturalizado britânico.

Criado numa família católica, cresceu ouvindo e lendo contos de fadas em latim e grego. Os Tolkiens se estabeleceram através da industrialização em 1890. Cercada por uma paisagem deslumbrante, o cenário industrial do império britânico, próximo a bosques e montanhas, foi determinantes para as ideias e os textos de Tolkien.

J.R.R. Tolkien começou a fazer as primeiras anotações do que se tornaria o seu mundo fantástico ainda na época em que lutou na Primeira Guerra Mundial. Os rascunhos eram sobre Yarda, um mundo complexo e repleto de vida, palco das histórias de O Hobbit e O Senhor dos Anéis. E a mais importante de todas as obras, apesar de ser a menos conhecida pelo público: O Silmarillion. Uma vasta, mas incompleta narração descrevendo o universo da terra média.

VIDA ACADÊMICA

Quando a guerra acabou, Tolkien dedicou-se à vida acadêmica, e tornou-se um dos mais respeitados estudiosos da linguagem. Os estudos do grego, latim e o galês, e línguas modernas como o finlandês, serviram de base para a criação dos idiomas élficos.

Pouco antes de morrer, em 1972, Tolkien ainda foi nomeado com a Ordem do Império Britânico pela Rainha Elizabeth II. O pai da literatura fantástica moderna, influenciou gerações com obras traduzidas para dezenas de idiomas.

Em 2001, as histórias de Tolkien alcançaram o grande público. A versão para o cinema da trilogia de O Senhor dos Anéis, do diretor Peter Jackson, ganhou 17 Oscars.

Últimas notícias