ESCRITA

Raimundo Carrero lança nova edição de 'Os Segredos da Ficção'

A nova versão da obra, editada pela Iluminuras, vai ganhar uma noite de autógrafos nesta quarta (21)

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 20/06/2017 às 12:55
JC Imagem
A nova versão da obra, editada pela Iluminuras, vai ganhar uma noite de autógrafos nesta quarta (21) - FOTO: JC Imagem
Leitura:

Quando começou a preparar o livro Os Segredos da Ficção, lançado em 2005, o escritor Raimundo Carrero notava uma lacuna: as obras sobre técnicas de escrita no Brasil não eram muito numerosas, e basicamente eram inexistentes quando se pensava nas criadas por um autor brasileiro. Já com uma bagagem grande na escrita e experiência nas suas oficinas literárias, elaborou o volume, pensando em ajudar com alguns princípios e ferramentas pessoas interessadas na escrita. Agora, 12 anos depois, ele se prepara para lançar uma nova edição do livro.

A reedição de Os Segredos da Ficção pela Iluminuras vai ser lançada nesta quarta (21), a partir das 19h, no Centro Cultural Raimundo Carrero, no Espinheiro. É uma oportunidade para novos leitores travarem contato com o olhar criterioso se Carrero, que desvenda os mecanismos que constroem uma narrativa.

O conteúdo, Carrero conta, não sofreu alterações, apenas uma revisão. A nova capa foi feita pela designer e ilustradora Hallina Beltrão. “A primeira edição saiu em 2005, pela Agir. Eu preferi não acrescentar porque o livro já me parece na sua versão definitiva”, conta o autor. “Se for escrever outro livro, como quero, claro que tem mais a dizer, mas esse já tem uma forma.”

DEBATE

Na época do primeiro lançamento, ele lembra, o volume gerou várias reações entre escritores. “Houve muitos elogios, mas também houve críticas de alguns, principalmente dos espontaneístas, que acreditam na inspiração. A primeira coisa que eu digo na obra é que não acredito na inspiração”, ressalta Carrero. Também por esse debate que provocou, o livro terminou com uma boa vendagem – ainda hoje o autor recebe entre 6 e 8 pedidos da obra por dia – e foi adotado em universidades.

Os Segredos da Ficção ganhou uma sequência, A Preparação do Escritor. As obras são uma forma de, sozinho, um aspirante a escritor começar a mergulhar em técnicas e questões literárias. “São livros para os primeiros caminhos, afinal, todo escritor precisa trabalhar e fazer. O que primeiro recomendo é que a pessoa crie uma obra com o que deseja e da forma que sabe fazer, para só depois ir aperfeiçoando tudo aquilo com as lições que aprende”, pondera o autor.

Um dos temas que tem fascinando Carrero é a montagem do romance. “Já vi profissionais de Hollywood dizerem que para aprender a montar um filme é preciso ler Flaubert”, afirma. E, apesar de ter menos tempo agora que se aposentou, como costuma brincar, tem uma nova obra sobre o fazer literário planejada. “Vai se chamar O Enigma do Olhar. Será sobre como o olhar do personagem contribui na montagem do livro. Vou fazendo os capítulos e levando para discutir com os alunos da oficina também”, comenta.

Últimas notícias