FEIRA LITERÁRIA

Confira os destaques e as novidades da Bienal do Livro de Pernambuco

Programação foi anunciada na manhã desta terça-feira. Lima Barreto e Fernando Monteiro são os homenageados

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 26/09/2017 às 13:51
Foto: Divulgação
Programação foi anunciada na manhã desta terça-feira. Lima Barreto e Fernando Monteiro são os homenageados - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

A organização da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco escolheu, para sua 11º edição lhar para o Brasil contemporâneo. A programação do evento foi divulgada nesta terça-feira, em coletiva de imprensa, e os temas que mais foram resssaltados pelo diretor da feira, Rogério Robalinho, e pelo curador, Schneider Carpeggiani, são justamente os que aboam as questões da democracia, lietartura atual e república. Os homenageados do evento - que ocorre entre os dias 6 e 15 de outubro no Centro de Convenções - já haviam sido anunciados: Lima Barreo (em memória) e o pernambucano Fernando Monteiro.

Na coletiva, Robalinho ressaltou a importância da sociedade civil para o sucesso do evento e disse que esta deve ser a melhor versão da Bienal desses nossos 22 anos de atividade." A grande novidade deste ano é que o evento vai, pela primeira vez, acontecer em diversos locais. A programação principal permanece no Centro de Convenções mas, ao mesmo tempo, haverá ações nas bibliotecas dos Compaz e na Universidade Católica de Pernambuco. Um espaço dedicado ao mundo Geek e dos quadrinhos também é novidade no evento.

Temática

O tema escolhido para este ano foi Literatura, Democracia e Liberdade. "Como o mais importante evento literário do Norte e Nordeste e o terceiro maior do Brasil, construímos uma programação repleta de ações de conteúdos e atividades que reforçam o papel da literatura, da cultura e da educação como formadores de cidadão com senso crítico", disse o diretor do evento. 

A antropóloga, historiadora e biógrafa de Lima Barreto, Lilia Schwarcz estará presente na Bienal e é um dos nomes fortes desta programação. Ela irá falar justamente sobre a obra e vida do carioca. Ele também será tema da fala de escritora e ensaísta paulista Walnice Nogueira, que vem ao Recife para ministrar a palestra “Lima Barreto: República e os Direitos Humanos”.

É possível ainda citar outros nomes fortes que estarão na Bienal, como Maria Valéria Rezende, Vladmir Safatle, Ronaldo Correia de Brito ou Caetano Galindo, que discutirá o romance “Ulysses” de James Joyce, em master class.

Parcerias

Diversas parcerias - como as já citadas com os Compaz e a Unicap - também marcam esta 11° edição e foram contextualizada no evento desta terça, como as com o Ministério da Educação (MEC) através da Fundação Joaquim Nabuco e com o Ministério da Cultura (Minc), cuja representante pernambucana Maria Céu esteve presente. "Vamos homenagear as culturas indígenas  com o apoio da Funai e também a cultura LGBT com oficinas explorando formas de combater o buylling e a evasão escolar", explicou. 

Confira a programação completa no site oficial do evento. 

Últimas notícias