Crise

Academia decide sobre polêmica de Nobel de Literatura na sexta

O Prêmio Nobel de Literatura passa por crise interna após renúncias de membros por causa da relação da premiação com um acusado de agressão sexual

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 03/05/2018 às 8:13
Foto: AFP/Reprodução
O Prêmio Nobel de Literatura passa por crise interna após renúncias de membros por causa da relação da premiação com um acusado de agressão sexual - FOTO: Foto: AFP/Reprodução
Leitura:

A Academia Sueca anunciará na próxima sexta-feira se adiará a atribuição do Prêmio Nobel de Literatura 2018, declarou sua diretora administrativa, em meio à crise desencadeada pela relação deste prêmio com um indivíduo acusado de agressões sexuais.

Quando perguntada se a Academia anunciaria na sexta-feira se haverá ou não um laureado de Literatura este ano, Louise Hedberg indicou à rádio sueca: "Sim, é verdade. Não haverá uma conferência de imprensa, mas enviaremos um comunicado". 

Tal comunicado de imprensa será publicado "o quanto antes", após uma reunião dos membros da Academia, acrescentou. 

Contatada pela AFP, Hedberg não estava disponível para comentar o assunto. 

Renúncias 

Em novembro passado, 18 mulheres acusaram uma conhecida personalidade da cultura francesa, com quem a prestigiosa instituição tinha vínculos estreitos, de violência e/ou assédio sexual. 

Diante das circunstâncias, sete de um total de 18 membros renunciaram, incluindo a secretária permanente, Sara Danius. 

Estes 18 membros estão designados de forma vitalícia e não podem renunciar, mas podem optar por não participar de suas reuniões e decisões. 

Este escândalo provocou especulações nos meios de comunicação sobre o destino do prêmio de Literatura, que foi entregue no ano passado ao autor britânico-japonês Kazuo Ishiguro, e em 2016 ao cantor e compositor americano Bob Dylan.

O rei da Suécia, Carlos XVI Gustavo, que é o principal responsável da Academia fundada em 1786, concordou em modificar os estatutos para permitir que os membros renunciem e sejam substituídos, assegurando assim a sobrevivência desta instituição.

Últimas notícias