MESA

Academia Pernambucana de Letras debate revistas independentes

Thiago Corrêa, da Vacatussa, e João Lin, da Ragu, falam do papel das publicações na criação artística

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 02/06/2018 às 8:02
Keops Ferraz/Divulgação
Thiago Corrêa, da Vacatussa, e João Lin, da Ragu, falam do papel das publicações na criação artística - FOTO: Keops Ferraz/Divulgação
Leitura:

Boa parte do oxigênio de uma cena cultural vem justamente da sua parte menos “oficial”, afinal, zines, revistas e editoras alternativas costumam ser incentivadores de novos autores e artistas. Para falar desse importante papel dessa publicações, a Academia Pernambucana de Letras (Av. Rui Barbosa, 1596 , Graças) recebe neste sábado, às 15h, uma conversa entre Thiago Corrêa e João Lin, dentro do projeto Roda de Conversas. A entrada é gratuita.

Os dois convidados têm importantes contribuições para o cenário cultural pernambucano. Thiago é um dos nomes que mantém a revista e site Vacatussa, criada em 2004 por alunos da oficina literária de Raimundo Carrero para falar de literatura e divulgar novos autores, e que lança no evento a sua 16ª edição impressa, com apoio do Funcultura. Lin é um dos criadores da revista Ragu, que forjou uma cena de quadrinhos autorais pernambucanos na década passada.

As duas publicações são amostras desse papel das revistas independentes. “Temos uma proposta parecida, cada um no seu quadrado”, comenta Thiago, editor, jornalista e escritor. O papel de incentivar a criação é, para ele, a motivação de fazer a Vacatussa. “A gente contribui quando, por exemplo, propõe uma temática para um escritor já estabelecido escrever um conto ou um poema – fazemos a pessoa pensar em um assunto. Além disso, o convite é sempre um incentivo, afinal, muitos escritores precisam de um prazo para poder escrever”, aponta.

Como a revista também tem convocatórias abertas a todos escritores, sem temática definida, também acaba fazendo outra forma de apoio: com o reconhecimento e remuneração dos autores selecionados. “Muitas vezes, a Vacatussa é a primeira vez que um autor ganha dinheiro com a escrita, ainda que seja um valor simbólico. É uma forma de dizer: ‘Você é bom, continua, cara’”, explica Thiago. “Não sei se tenho mais orgulho de ter publicado Raimundo Carrero e Gilvan Lemos ou de publicar gente desconhecida que tem um texto massa.”

Manter a publicação não é fácil. A Vacatussa já aprovou projetos no Funcultura, mas também teve edições só contando com pequenos apoios e dinheiro do próprio bolso. Os editais públicos ajudam, mas também dão muito trabalho. “Aprendi não só a elaborar projetos, mas a realizá-los, a ser uma espécie de contador, a diagramar. Isso virou o meu trabalho, mas é um projeto que dá um prazer danado”, revela Thiago.

NOVA EDIÇÃO

A 16ª edição da Vacatussa traz 11 autores, de sete estados diferentes, que nunca haviam publicado na revista: André Cordeiro, Celso Takashi Yokomiso, Felipe Pauluk, Fernando Varga, Filipe Rassi, Janaina Abílio, Jyan, Maria Eduarda Pepe, Mariana Paiva, Roberta S. Saboya e V. Dellome. As ilustrações da edição são de Keops Ferraz. Além da distribuição no evento, a revista pode ser retirada gratuitamente no Café Mascate, Castigliani Café Especiais, Malabar Burgers e Tal, Sebo Casa Azul e Restaurante Dicumê, com versão também gratuita em PDF e para dispositivos de leitura nos formatos Mobi e ePubi

Últimas notícias