COLUNA ESCRITA

Ilustradora alemã lança relato autobiográfico em HQ pela busca por sua identidade familiar

Nora Krug procura entender a história de sua família e de seu país no pós-Segunda Guerra em HQ. Veja essa e outras notícias da coluna Escrita

Valentine Herold
Cadastrado por
Valentine Herold
Publicado em 31/12/2019 às 8:00
Foto: Reprodução
Nora Krug procura entender a história de sua família e de seu país no pós-Segunda Guerra em HQ. Veja essa e outras notícias da coluna Escrita - FOTO: Foto: Reprodução
Leitura:

O distanciamento do seu país natal provocou na alemã Nora Krug a necessidade de preencher as lacunas da história de sua família. Durante mais de 20 anos ela conversou com parentes, cascavilhou nas gavetas esquecidas da casa dos pais e percorreu antiquários para entender o que aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial, na constante busca por pertencimento, pelo seu "heimat", palavra que, em alemão, designa um lugar ao qual o indivíduo atribui imediatamente uma sensação de familiaridade. Através de fotos, textos, ilustrações e colagens, Nora nos conduz nessa jornada íntima, sensível e instigante na HQ "Heimat - Ponderações de uma Alemã Sobre Sua Terra e História" (Quadrinhos na Cia., 288 pgs., R$ 119,90).

Veja outras notícias da coluna Escrita desta terça (31):

- A coleção Pequenos Pensadores, publicada no Brasil pela editora Record, ganhou recentemente dois novos integrantes: "Rita Bandeira, Engenheira" e "Sofia Pimenta, Futura Presidenta". Escritos por Andrea Beaty e ilustrados por David Roberts, os livros inspiram e divertem os pequenos em rimas e muitas cores. O ponto de partida é a tradicional pergunta “o que você quer ser quando crescer?”. Em tempos de férias de verão da criançada, é uma boa dica de leitura em família.

- No primeiro edital do Microprojeto Cultural, do Funcultura, foram aprovados dois projetos inteiramente dedicados à literatura cujo público alvo são jovens de baixa renda. Uma Oficina de Escrita Criativa, para as bibliotecas populares do Coque e de Brasília Teimosa, além do projeto Letras Criativas na Roda Colaborativa, em Pesqueira.

Últimas notícias