CENTENÁRIO

Confira os lançamentos que irão celebrar os 100 anos de João Cabral

Editoras de todo o país preparam lançamentos e reedições em homenagem ao centenário do poeta pernambucano

Valentine Herold
Cadastrado por
Valentine Herold
Publicado em 05/01/2020 às 7:00
Foto: Divulgação
Editoras de todo o país preparam lançamentos e reedições em homenagem ao centenário do poeta pernambucano - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

São muitos os motivos para celebrar os 100 anos e o legado de João Cabral de Melo Neto, um pernambucano que ganhou o mundo com seu trabalho diplomático e que abordou os mais diversos temas em sua prosa e poesia. Das águas do Capibaribe às andanças por Sevilha, passando até pelos benefícios da Aspirina – ele era um consumidor frequente do remédio devido a suas constantes dores de cabeça –, João foi um dos maiores nomes da literatura brasileira, figurando sempre entre nomes como Clarice Lispector, Cecília Meireles, Guimarães Rosa e Machado de Assis.

Lançamentos

Neste ano de centenário, diversas editoras estão preparando lançamentos comemorativos. O selo Alfaguara, do Grupo Companhia das Letras, prepara duas edições especiais. Em junho, chega às livrarias a sua poesia completa, organizada pelo crítico e ensaísta Antonio Carlos Secchin. No segundo semestre, ainda sem data definida, é a vez do lançamento de um volume de prosa que vai incluir entrevistas, discursos e muitos textos que estão publicados em edições dispersas, ou mesmo fora de catálogo há muitos anos, com organização do acadêmico Sergio Martagão.

Secchin também figura entre as novidades da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). Atualmente esgotado, seu livro João Cabral de Ponta a Ponta é uma análise aprofundada da obra do poeta. “Não quero dar um spoiler aos leitores, mas convido todos a conhecer esta nova versão do livro. Em um dos capítulos eu analiso a relação de João Cabral com a literatura brasileira que, temos que admitir, não era muito intensa, e com os seus colegas contemporâneos, como Drummond, que era o grande poeta brasileiro antes de Cabral”, adianta o Secchin. Segundo o editor da Cepe, Diogo Guedes, a nova edição vem ampliada e traz textos inéditos.

Já a editora Todavia prepara uma biografia escrita pelo jornalista, doutor em literatura brasileira e professor universitário Ivan Marques. “O livro procura cobrir toda a vida de João Cabral e deve ser lançado entre o primeiro e segundo semestre deste ano. É um trabalho em andamento, estou pesquisando há cerca de um ano e meio”, conta o autor. “Meu envolvimento com o poeta, evidentemente, já existia devido às minhas atividades profissionais, mas foi sobretudo na USP, quando passei a dar aula de literatura brasileira, que aprofundei meus estudos de sua obra. E quando recebi o convite da Todavia, me aprofundei ainda mais.”

Outra grande novidade entre os lançamentos comemorativos é a fotobiografia da editora Verso Brasil, a mesma que relançou em 2018 o livro Joan Miró de Cabral, quando pela primeira vez no Brasil foram publicadas as gravuras realizadas pelo artista espanhol exclusivamente para a obra do poeta. Com edição de Valéria Lamego e curadoria de Eucanaã Ferraz, a fotobiografia vai reunir mais de 300 imagens da vida de Cabral e deve ser lançada no início do segundo semestre. “A família nos deu acesso ao arquivo belíssimo que possui e também buscamos em outros lugares”, adianta Valéria. “Vamos trazer também um pouco do lado menos conhecido de João Cabral de Melo Neto, mais íntimo, dos vários países por onde ele passou.”

Atualidade poética

É unânime a opinião dos pesquisadores em literatura brasileira a respeito da qualidade poética da obra cabralina. Para a professora da Universidade de Pernambuco (UFPE) Raíra Maia, é preciso continuar a reverenciar o pernambucano pelo mesmo motivo de ler poesia nos dias atuais. “Por que ainda ler poesia em 2020, neste mundo movido por um atordoado de imagens e informações? Pois é a figura do poeta que dá nome ao que seria considerado insignificante, como já dizia Alfredo Bosi.” João Cabral foi um dos grandes poetas a refletir sobre seu tempo e cujo pensamento continua a ecoar nos dias de hoje.

Últimas notícias