Já estão abertas as inscrições para a edição 2020 do Prêmio Sesc de Literatura. Até o dia 20 de fevereiro, autoras e autores de todo o país podem concorrer nas categorias Romance ou Conto. Mas atenção: a premiação é para estreantes! O Prêmio Sesc tem como intuito revelar novos nomes da literatura brasileira desde que foi lançado em 2003. Os vencedores terão suas obras publicadas e distribuídas pela editora Record, com tiragem inicial de 2 mil exemplares.
O regulamento completo pode ser acessado aqui. Ano passado, o cearense Felipe Holloway (romance) e o mineiro João Gabriel Paulsen (conto) foram os vencedores com os livros O Legado de Nossa Miséria e O Doce e o Amargo, respectivamente. Quem sabe um dos próximos contemplados pelo prêmio não seja representante de nosso Pernambuco?
Outras notícias da coluna Escrita desta terça-feira (28):
- É empolgante a iniciativa da Cepe de lançar, em livros, roteiros de filmes emblemáticos do cinema pernambucano. Após o clássico Baile Perfumado, este ano será a vez de uma edição d’A História da Eternidade, de Camilo Cavalcante.
- Micheliny Verunschk se prepara para lançar, no segundo semestre, um novo romance. O Som do Rugido da Onça narra os sequestros de crianças indígenas pelos alemães Spix e Martius. O livro será publicado pela Companhia das Letras.
- De Luiz Gonzaga a Caetano Veloso, foram incontáveis os artigos, perfis e entrevistas assinados por Cristiano Bastos nas últimas duas décadas. Um dos nossos grandes críticos musicais, ele lança a coletânea Nova Carne Para Moer ainda este mês, pela editora Zouk.
- Desde que a Intrínseca anunciou que este será o ano do lançamento no Brasil do novo de Elena Ferrante, os fãs do Quarteto Napolitano não contêm a ansiedade. A Vida Mentirosa dos Adultos se passa na Nápoles dos anos 90, cidade da protagonista Giovanna e de sua misteriosa tia Vittoria.