LANÇAMENTO

Em novo livro de contos, Marcelo Moutinho narra fragmentos da vida cotidiana

Escritor carioca Marcelo Moutinho apresenta personagens periféricos no seu novo livro "Rua de Dentro", lançado pela editora Record

Valentine Herold
Cadastrado por
Valentine Herold
Publicado em 17/02/2020 às 12:50
Foto: Leo Aversa/ Divulgação
Escritor carioca Marcelo Moutinho apresenta personagens periféricos no seu novo livro "Rua de Dentro", lançado pela editora Record - FOTO: Foto: Leo Aversa/ Divulgação
Leitura:

Os contos de Rua de Dentro, novo livro de Marcelo Moutinho, são como os pedaços de cerâmica de diferentes cores e tamanhos do piso desenhado na capa: fragmentos que, quando postos em conjunto, formam uma unidade de base sólida. A obra, que está sendo lançada neste mês de fevereiro pela editora Record, reúne narrativas - algumas muito curtas e outras mais longas - protagonizadas por sujeitos periféricos da sociedade brasileira, partindo de temas densos mas retratando-os com leveza e bom-humor.

O cenário das 13 histórias do livro são as ruas do Rio de Janeiro, mas poderiam facilmente ser as do Recife ou de qualquer outra grande cidade brasileira. Os dilemas, as alegrias, os amores e desamores das personagens de Rua de Dentro são os mesmos com os quais nos deparamos ao longa da vida e que nos unem enquanto sujeitos. Marcelo Moutinho consegue captar pequenos momentos do dia a dia e aprofundar esses sentimentos em textos curtos, como se fossem fotografias ou pequenos vídeos caseiros, sem precisar situar a história em um contexto mais amplo. Tudo está posto nas entrelinhas.

“Se ele ganhar, vai ficar bom pra todo mundo, repetiu o seu Botelho. Já votei no vermelho, no amarelo, no azul. Ia ficar bom pra todo mundo, sempre ia”, trecho do conto Militante

Pessoas de classes sociais mais desfavorecidas, LGBTs e mães compõem a maioria dos textos, contados sem a pretensão de seguir as estruturas tradicionais do conto. A literatura do jornalista e escritor carioca traz continuamente tentativas de se libertar de certas amarras líricas. Em Comida a Quilo, por exemplo, a única forma de pontuação que o leitor irá encontrar na cinco páginas do conto é a da vírgula. “Eu queria emular mesmo esse ambiente do restaurante, que é esse lugar do feijão com sushi no mesmo prato, meio caótico e onde tudo acontece sem tempo para o descanso para os funcionários”, conta. Outro conto, Vanessa, acaba de forma abrupta, no meio de uma frase, assim como a vida de uma de suas personagens.

 

Ver essa foto no Instagram

Nasceu.

Uma publicação compartilhada por Marcelo Moutinho (@marcelo_moutinho) em

“Eu nasci e cresci no subúrbio, sou da Madureira. Quando eu fui fazer faculdade, comecei a escrever e eu sentia falta na literatura contemporânea brasileira desses personagens suburbanos. Eles pouco aparecem como protagonistas e, entretanto, representam a maior parte da economia do País”, explica. Sobre suas diferentes fontes de inspiração, Marcelo elenca as andanças pela cidade como a principal. “Circulo muito por diversos bairros. Esse caminhar pelas ruas te dá a oportunidade de experimentar a alteridade, fazer uma outra leitura dos lugares.” Esse ato de colocar-se no lugar do outro às vezes até incomoda em Rua de Dentro, tirando-nos de um lugar de conforto.

“Não gosto de escolher contos soltos, escritos em momentos distintos, e juntá-los num livro. Sempre penso em um conceito para então escrever. O próprio título é uma brincadeira com esse fio condutor que une todos os contos, uma rua de dentro, da perspectiva da cidade que está dentro da gente e das pessoas que estão dentro dela.”

Para além das tensões sociais, alguns contos são lembranças de infância, uma valorização poética à memória através de momentos banais como uma ida ao dentista, como em Fada do Dente, a primeira dormida fora de casa, no lindo conto Memória da Chuva, ou o fim de um relacionamento que culmina na casa do casal invadida, em Ocorrência.

Mas a dimensão política está sempre presente, latente nas entrelinhas das figuras inventadas - pero nem tanto - por Marcelo. “Não no sentimento partidário, mas justamente em falar de personagens que representam populações sobre ataque, sempre partindo dos microcosmos”, finaliza o autor.

Últimas notícias