INCENTIVO

Cepe Editora anuncia vencedores de dois prêmios literários

A editora pernambucana irá publicar até o final do ano os livros vencedores do 5º Prêmio Cepe Nacional de Literatura e do 2º Prêmio Cepe Nacional de Literatura Infantil e Juvenil

Valentine Herold
Cadastrado por
Valentine Herold
Publicado em 19/02/2020 às 16:55
Foto: Divulgação
A editora pernambucana irá publicar até o final do ano os livros vencedores do 5º Prêmio Cepe Nacional de Literatura e do 2º Prêmio Cepe Nacional de Literatura Infantil e Juvenil - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Foram divulgados ontem os vencedores de dois prêmios literários promovidos pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe)e a presença feminina foi destaque: dos cinco contemplados, quatro são mulheres. Foram mais de 1.500 inscritos no total, contemplando o 5º Prêmio Cepe Nacional de Literatura e o 2º Prêmio Cepe Nacional de Literatura Infantil e Juvenil. As categorias Romance, Conto e Poesia são agraciadas com R$ 20 mil cada, enquanto as duas autora vencedoras do Prêmio Cepe Nacional de Literatura Infantil e Juvenil recebem R$ 10 mil cada.

“As duas premiações são fundamentais para a política editorial da Cepe. Elas são, antes de tudo, uma forma de atrair bons livros e autores para nosso catálogo, que é o objetivo essencial de uma editora. Além disso, concursos de originais, por serem anônimos, ajudam a ressaltar a qualidade das obras escolhidas em si, não importa se o autor é experiente ou iniciante, e trazem o carimbo da comissão julgadora que os selecionou”, pontua o editor da Cepe, Diogo Guedes.

“Os prêmios também destacam a abertura da Cepe para os vários gêneros de ficção. E, ao premiar obras infantis e juvenis, também buscamos continuar o ciclo da formação de leitores, indo desde a infância até a maturidade.” Além da premiação em dinheiro, a Cepe irá publicar todos os livros até o final deste ano. Dentre os inscritos, a maioria foi de autores de São Paulo. Em segundo lugar está Pernambuco, seguido do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Confira os vencedores:

ROMANCE

Vanessa Molnar é a vencedora desta categoria com seu livro "A Importância dos Telhados". O romance conta a história de Elle, professora recém-aposentada que descobre um câncer e começa a recordar acontecimentos do passado. Nesse processo de resgatar a memória, há também uma narrativa do presente, remetendo à crise do Brasil contemporâneo e culminando em uma reflexão sobre a própria velhice e a morte. Nascida em Santo André, interior de São Paulo, Vanessa é historiadora e já escreveu o livro Crônicas de Uma Tara Gentil, lançado em 2014, pela Editora Escrituras, além de outros textos ficcionais publicados em diversas antologias.

POESIA

A obra selecionada foi de Zulmira Alves Correia, poetisa cearense radicada na Bahia. "As cartas de Maria" reúne enredos protagonizados por diversas Marias a partir de histórias que a autora ouvia quando criança. Em um m dos poemas, o leitor e confidente de uma mulher calejada pela morte dos filhos que mal chegavam a nascer, sobre o véu sombrio da cegueira, e, muito cedo, da morte. Com apenas 22 anos, Zulmira mora em Salvador desde 2016, onde foi estudar design na Escola de Belas Artes da UFBA. Na graduação ela investiga o objeto livro em outros desdobramentos, através da relação têxtil e editorial. As cartas de Maria é seu primeiro livro.

CONTOS

Único homem contemplado nesta edição do Prêmio Cepe Nacional de Literatura, o gaúcho Emir Rossoni é mestre em Escrita Criativa pela PUC-RS e professor de oficinas literárias. "Erros, Errantes e Afins" é o título deste volume de contos em que ele aborda situações de limites e dualidades. Vida e a morte, estabilidade emocional e surto, lei e fora da lei, realidade e ficção, tangível e fantástico ou ainda a sociedade e margem são fontes de inspiração para Emir. Ele já publicou Domanda Nísio (Telucazu Edições) e foi vencedor do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura em 2018, e Caixa de Guardar Vontades (Telucazu Edições), entre outras premiações.

INFANTIL

A autora do infantil vencedor, "A Biblioteca de Bia", é Viviane Ferreira Santiago. Natural de Belo Horizonte, mas radicada em São Paulo há 25 anos, ela é formada em jornalismo e Letras, além de possuir especialização em Literatura Brasileira. A obra contemplada pelo prêmio é sua primeira publicação voltada ao público infantil. Viviane já publicou o livro de contos A Linha Amarela do Metrô (Telucazu Edições) e As Dez Marias (Patuá). A Biblioteca da Bia narra a grandeza de sonhar e a importância de se permitir sentir e almejar coisas grandes, desde muitos livros até um grupo grande de amigos para amar.

JUVENIL

Oito narrativas formam o livro de "Contos com Gigantes", da paranaense Carolina Becker Koppe. Quantos são os gigantes adormecidos que observamos na natureza ao nosso redor? Quantos gigantes passam por nós sem que tenhamos consciência deles? Quanto de gigantes todos temos dentro de nós mesmos? São os questionamentos que guiam as histórias. Nascida em Curitiba, Carolina é formada em Letras e mestre em Estudos Literários pela UFPR. Atualmente, é autora e editora de materiais didáticos de Educação Básica. Este é seu primeiro livro que será publicado.

Últimas notícias