Heavy metal

Iron Maiden lança registro da The final frontier world tour

DVD e CD foram gravados em Santiago, no Chile

AD Luna
Cadastrado por
AD Luna
Publicado em 29/04/2012 às 6:03
Leitura:

Faz pouco mais de um ano que o Recife recebeu, pela segunda vez, um dos grandes nomes do rock internacional. Cerca de 14 mil fãs, assistiram, no dia 3 de abril de 2011, ao show do Iron Maiden, em palco armado no estacionamento do Centro de Convenções. O concerto fazia parte da The final frontier world tour, que percorreu 98 shows em 36 países. O Chile foi um dos contemplados com a visita do sexteto comandado pelo baixista Steve Harris. O show na capital Santiago foi gravado e virou o DVD/CD En vivo! (EMI).

O DVD cumpre muito bem a função de mostrar a energia de um show do Iron Maiden e a interação que é estabelecida entre seu público. No caso específico do disco, 50 mil pessoas.

Nas suas primeiras décadas de vida, criou-se um mito no mundo do rock de que depois dos 30 anos de idade se estaria muito velho e, portanto sem energia, para pertencer à tribo dos que fazem desse estilo musical. Chuck Berry (86 anos), Mick Jagger (69), Paul McCartney (70, em junho), o baterista do Iron Maiden, Nicko McBrain (59) ao lado de outros artistas igualmente cinquentões provam que tal crença está mais do que equivocada.

O vídeo do concerto chileno foi gravado com 22 câmeras em alta definição, além de uma octocam, que capta belas cenas aéreas do público. Entre os destaques na montagem o filme apresenta por vezes a tela dividida, mostrando a atuação individual de cada integrante.

No repertório, músicas do álbum mais recente (Satellite 15... The final frontier, El Dorado, The talisman, Coming home, When the wild wind blows), mescladas a outras boas faixas de discos nos anos 2000. Clássicos como The number of the beast, The trooper, Fear of the dark, Iron Maiden e Hallowed be thy name estão presentes.

O disco 2 do DVD do En vivo! traz extras e o documentário Behind the beast, de 88 minutos. O filme mostra, nos bastidores da turnê, como técnicos de instrumentos, produtores e outras pessoas trabalham no que poderíamos denominar como uma verdadeira multinacional do entretenimento. Há cenas bem interessantes como a de fãs muçulmanos do Iron Maiden participando de oração coletiva e o Bruce Dickinson apresentando a preparação do Ed Force One, avião comercial que transporta a banda, equipe e equipamentos mundo afora e que é pilotado pelo próprio vocalista.

Leia a matéria completa no Caderno C deste domingo (29).

Últimas notícias