Homenagem

Tom Jobim será o homenageado do projeto Nivea Viva 2013

Projeto percorrerá seis capitais do Brasil

AD Luna
Cadastrado por
AD Luna
Publicado em 27/02/2013 às 10:57
Leitura:

Atualizado às 12h31

São Paulo - O compositor e maestro Antonio Carlos Tom Jobim é o homenageado do Nivea Viva 2013. O projeto percorrerá seis capitais brasileiras (Recife, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre) e contará com shows gratuitos da cantora Vanessa da Mata. O anúncio foi feito nesta manhã no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS). A apresentação de abertura acontece no dia 9 de abril, no Rio de Janeiro, apenas para convidados e imprensa. Datas e locais das outras apresentações serão divulgadas em breve.

De acordo com a diretora artística Monique Gardenberg, já foram pré-selecionadas cerca de 60 músicas das quais serão escolhidas em torno de 25 que irão compor o repertório final do projeto. Os arranjadores e produtores Eumir Deodato e Kassin cuidam da formatação das canções. 2013 também marca os 50 anos do lançamento do primeiro disco solo de Tom Jobim: The composer of desafinado, plays. Algumas das faixas deste álbum devem entrar na lista final do show.

A cantora Vanessa da Mata se disse honrada por participar do Nivea Viva. Segundo ela, Tom Jobim é uma de suas influências e inspirações. "A música dele é curativa. Ouvi-la é como se estar em um templo, sua casa se enche de luz, paz e carinho. Pra mim isso é muito evidente", revela.

A moça também exaltou a capacidade de Jobim em criar músicas que conseguem retratar estados de melancolia e tristeza. Mas que, ao mesmo tempo, não deixam o ouvinte se afundar nesses sentimentos os quais são tomados por esperança e alegria ao terminar de ouvir tais composições.

"Tom defendia a civilização do sim, da positividade. Esse show vai ser isso, a gente quer traduzir e enaltercer a civilização do sim", destacou Monique Gardenberg.

Assim como aconteceu com o Nivea Viva Elis, com a cantora Maria Rita, exposições sobre a vida de Tom Jobim deverão ser realizadas. Os organizadores do projeto ainda estão pensando no melhor formato para tal. É possível que ele seja feito de modo itinerante e/ou virtual.

A coletiva de imprensa contou com a presença da viúva de Tom Jobim, Ana Jobim. "É muita responsabilidade lidar com esse legado. Em razão da forma que ele viveu, pelo pensamento dele, pela sua obra", ressaltou. linda...

O Nivea Viva Tom Jobim será realizado sem nenhum apoio de leis de incentivo públicas. Os recursos são todos da empresa organizadora.

Últimas notícias