Luto

Brasil também conheceu Dominguinhos pela telinha e pela telona

Ao longo da carreira compositor participou de diversas produções no cinema e na TV e recebeu homenagens em programas especiais

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 23/07/2013 às 21:57
Leitura:

No audiovisual, Dominguinhos sempre foi presença marcante quando se fala em sanfona, forró e música popular brasileira.

O músico pode ser visto na refilmagem O cangaceiro, dirigida por Anibal Massaini Neto, em 1997. O sanfoneiro ainda fez participações como ele mesmo no longa-metragem O homem que virou suco (1981), de João Batista de Andrade; e nos documentários Viva São João! (2002), de Andrucha Waddington, Desconstrução (2006), de Bruno Natal, e O milagre de Santa Luzia (2008), de Sérgio Roizenblit, uma viagem pelo Brasil da sanfona em que o compositor é o personagem principal.

Como compositor, assinou trabalhos nos longas Aventuras de um paraíba (1982), de Marco Altberg, e Bye bye Brasil (1980), de Carlos Diegues, além de ter fonogramas incluídos nas trilhas sonoras de novelas da Rede Globo, como Roque Santeiro (1985), Suave veneno (1999) e Porto dos Milagres (2001), e da Rede Record, como Ribeirão do Tempo (2010).

Ainda na TV, Dominguinhos figurou no especial de fim de ano de 1998 de Roberto Carlos, na Glolbo. Na mesma emissora, também participou de capítulo do programa infantil Sítio do Picapau Amarelo (2002) e do episódio sobre a cantora Nara Leão da primeira temporada da série Por toda minha vida (Globo, 2007). E teve um episódio do programa Som Brasil dedicado a ele em 2010, com participações de Rosa de Pedra, Paula Fernandes, Liv Moraes, Zizi Possi e Waldonys e apresentação de Camila Pitanga.

Outro especial dedicado a Dominguinhos na Globo foi o do 19º Prêmio da Música Brasileira, de 2008, no qual foi homenageado e teve sua música interpretada por Vanessa da Matta, Gilberto Gil, Zezé de Camargo & Luciano, Sandy & Júnior e Elba Ramalho.

Em dezembro de 2012, a Globo News exibiu o documentário Dominguinhos canta e conta Gonzaga.

Últimas notícias