festival

Rua e Cadu Tenório abrem a programação de shows do Continuum neste sábado

Sonoridade das duas atrações tende para o experimentalismo. Rua apresenta quase todo o repertório de seu novo disco

Valentine Herold
Cadastrado por
Valentine Herold
Publicado em 24/05/2014 às 0:11
Foto: Flora Pimentel/Divulgação
Sonoridade das duas atrações tende para o experimentalismo. Rua apresenta quase todo o repertório de seu novo disco - FOTO: Foto: Flora Pimentel/Divulgação
Leitura:
Um lugar além dos limites do céu, onde se vive de maneira esquecida e uma vítima marcada por experiências sensoriais de diversos lugares dividem hoje o mesmo espaço. Metaforicamente ou não, a banda Rua faz o pré-lançamento de seu novo disco, Limbo, e o carioca Cadu Tenório aporta no Recife com seu projeto Victim! e, juntos, formam a programação do primeiro dia de apresentações musicais da quinta edição do festival de arte e tecnologia Continuum, no Centro Cultural Correios, com entrada gratuita.

Rua abre a tarde com um show de repertório em sua maior parte formado pelas novas canções do sexteto. Faixas de Limbo já vinham sido tocadas em apresentações públicas e três delas foram lançadas na última semana na internet. Mas, apesar do público já estar de certa forma incluído a alguns meses da nova fase da banda, este é o show em que ele vai poder conhecer em mais harmonias, dissonâncias e riffs do disco.

“Não é ainda o show de lançamento, mas a gente já está inaugurando esse novo repertório. Tem ainda algumas coisas do Do absurdo (primeiro e anterior álbum) que achamos que tem a ver com a nova sonoridade”, conta o baixista, Yuri Pimentel. É visível um amadurecimento sonoro do sexteto, que é também analisado pelos integrantes. 

Criador irrequieto, Cadu Tenório encerra a programação do dia às 17h. Apenas este ano, ele já lançou quatro registros musicais e decidiu, junto à organização do festival e pelo tema desta edição a a memória –, trazer seu projeto solo Victim!. “Lido muito com essa história de gravações de campo e coleto sons com fitas cassetes. Já tento trazer para dentro da música o clima que vivenciei naquele momento da gravação”, conta. 

O experimentalismo e as sensações saltam aos ouvidos atentos que escutam o trabalho de Cadu. É preciso também se desassociar de uma escuta fácil e mastigada e perceber que os ruídos – que à primeira vista parecem atrapalhar a música – são, na verdade, sua principal característica. Cadu vem acompanhado de suas fitas, microfone, sampler e looping para sua primeira vez em terras pernambucanas.

Além do repertório do Victim!, ele garante que a apresentação será marcada por muitos improvisos.  Ouvidos abertos e atentos à subjetividade nesta tarde de sábado. Amanhã, tem mais experimentalismo no Continuum com Fuso (novo projeto de DJ Dolores com Hugo Linns) e Pooru, no mesmo horário.

Leia a matéria na íntegra na edição deste sábado (24) no Caderno C


Últimas notícias