MÚSICA

Olinda na vibe indie pop de Mac DeMarco

Música leve e envolvente do canadense chega junto com os sons viajantes do Boogarins, de Goiás

GGabriel Albuquerque
Cadastrado por
GGabriel Albuquerque
Publicado em 28/11/2015 às 11:22
Foto: Divulgação
Música leve e envolvente do canadense chega junto com os sons viajantes do Boogarins, de Goiás - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Olinda se transforma hoje no ponto de encontro da música pop alternativa do Nordeste. A partir das 21h30 sobem ao palco do Clube Atlântico a banda goiana Boogarins, lançando seu aclamado novo álbum, e, pela primeira vez no Nordeste, o cantor canadense Mac DeMarco

De apenas 25 anos de idade e cinco de carreira, o jovem DeMarco ganhou destaque com os álbuns 2 e Salad Days (lançados em 2012 e 2014, respectivamente), listados por blogs e revistas especializadas como uns dos melhores discos daquele ano. Sua música é simples e singela. Contudo – ou exatamente por isso – deliciosamente cativante. As melodias leves ecoam The Kinks, Steely Dan, Beatles, Pavement e timbres de teclados oitentistas. A partir destas influências DeMarco cria um ambiente despreocupado, relaxado, praieiro, como em Ode To Viceroy (uma ode aos cigarros) e My Kind Of Woman (uma balada tão ingênua quanto bela e sincera).

Mac constrói uma imagem de si mesmo que é irônica e engraçada. Mas, por trás dessa figura, existe um trabalho artístico sólido. O exemplo maior disso é a melancolia ensolarada de Chamber Of Reflection, que fala sobre solidão e autoisolamento.

O show de hoje faz parte da turnê do miniálbum Another One, formado por canções de amor que se intercalam com os sucessos indies anteriores. Seu show foi um dos mais pedidos na internet para o festival Coquetel Molotov – que agora, em parceria com o Barchef, realiza o evento.

GOIANOS Depois de uma extensa turnê europeia, os goianos do Boogarins farão o primeiro show nacional de Manual ou Guia Para Dissolução dos Sonhos, segundo álbum da banda. O Boogarins é o principal expoente de um momento de renovação da música em Goiás.

“Recentemente tem surgido esse circuito de bandas com mais reconhecimento nacional e vem baseado nos festivais independentes da cidade. Sempre teve muita banda autoral na cidade. A gente cresceu indo a esses shows do cenário artístico de Goiás, e agora estamos todos muito próximos na cena”, diz o guitarrista Benke Ferraz.

Além do Boogarins, a cena envolve a música experimental de Abdala e da Propósito Records; o folk lo-fi de Kastelijns e o pop político do Carne Doce. “As bandas todas têm linguagens muito diferentes. Cada um faz um trabalho próprio e com uma proposta diversificada. Dizem, agora, que Goiania é a cidade do rock psicodélico, mas isso é uma besteira”, comenta o músico.

Enquanto o primeiro disco do grupo, As Plantas que Curam, foi gravado num estúdio caseiro, com composições do vocalista Dinho e do guitarrista Benke Ferraz, Manual já mostra uma banda mais coesa e madura. “Esse disco é um trabalho mais consistente. Não tem um conceito, mas as músicas têm uma continuidade e conversam melhor umas com as outras Foi o nosso primeiro disco de verdade, no sentido em que foi o primeiro feito em grupo”, afirma Benke.

Leia a matéria completa no Jornal do Commercio de sábado, 28 de novembro

SERVIÇO - 
Shows de Mac DeMarco e Boogarins - Sábado (28/11), a partir das 21h30, Clube Atlântico de Olinda. R. Dr. Manoel de Barros Lima, 884, Carmo. Ingressos: R$ 120 e R$ 70 (meia/2ºlote). Fone: 3040-0558

 

Últimas notícias