RACISMO

Em show no Rio, Elza Soares cita jovens negros fuzilados por policiais

Protesto em casa de shows do Leblon aconteceu nesta terça-feira (2), depois da execução da música A Carne

Kalor Pacheco
Cadastrado por
Kalor Pacheco
Publicado em 02/12/2015 às 16:13
Hesíodo Góes/Acervo JC Imagem
Protesto em casa de shows do Leblon aconteceu nesta terça-feira (2), depois da execução da música A Carne - FOTO: Hesíodo Góes/Acervo JC Imagem
Leitura:

A cantora Elza Soares se mostrou inconformada com a morte de cinco jovens negros, entre 16 e 25 anos, fuzilados com 50 tiros da Polícia Militar na comunidade da Lagartixa, que fica no Complexo da Pedreira, em Costa Barros, na Zona Norte do Rio. O protesto aconteceu no show apresentado nesta terça-feira (2) em uma casa de shows no Leblon.

Quando terminou de cantar os versos da música A Carne, de 2002, a artista protestou contra a violência que ocorre por conta do racismo e outras segregações sociais. "Mas mesmo assim / Ainda guardo o direito / De algum antepassado da cor / Brigar sutilmente por respeito", cantou Elza, no show da turnê na qual apresenta o repertório do seu primeiro  disco de inéditas A Mulher do Fim do Mundo (2015), álbum que denuncia variados tipos de violência e opressão, entre eles o racismo, a transfobia e o machismo.

Quando vamos ter um final desta tragédia?


“Mais cinco crianças foram mortas. Mais cinco negros foram mortos. Quando é que vamos ter um final disso tudo? Quando vamos ter um final desta tragédia?”, questionou a cantora. "Eu sou negra! Negra, negra, negra!", repetiu veementemente indignada Elza, sentada numa poltrona no meio do palco, sob aplausos do público que assistia ao show.

A carne mais barata do mercado é a carne negra.Elza, a mulher do fim do mundo.Mundo que não tem se mostrado digno de um fim com Elza.Show simplesmente emocionante. Um bálsamo nesses dias sombrios.

Posted by Janaína Oliveira on Terça, 1 de dezembro de 2015

No Carnaval 2016, Elza Soares traz ao Recife este show. A apresentação vai acontecer no dia 9 de fevereiro, Terça-Feira Gorda, no Festival Rec-Beat, armado no Cais da Alfânega, Bairro do Recife. A data foi divulgada por meio de seu Instagram oficial.

Escute o álbum A Mulher do Fim do Mundo, de Elza Soares:

Entenda o caso

Foram assassinados os amigos Roberto de Souza Penha, 16 anos, Carlos Eduardo da Silva de Souza, de 16, Cleiton Correa de Souza, de 18, Wilton Esteves Domingos Junior, de 20, e Wesley Castro Rodrigues, de 25 anos.

Os jovens foram fuzilados no Palio branco em que estavam, cravejado com cerca e 50 tiros. De acordo com os parentes das vítimas, os rapazes tinham saído de carro na noite de sábado e foram atacados pelos policiais militares na volta para casa.

Os PMs do 41º BPM foram presos em flagrante depois que depuseram ao delegado da 39ª DP (Pavuna), investigador do caso. Eles responderão perante as Justiças comum e Militar. Três deles responderão por homicídio doloso e fraude processual e um deles por fraude processual.

Últimas notícias