Pop

Zayn dá novo rumo à carreira com disco solo Mind Of Mine

Ex-integrante do One Direction entrega trabalho maduro

Márcio Bastos
Cadastrado por
Márcio Bastos
Publicado em 30/03/2016 às 8:25
Reprodução
Ex-integrante do One Direction entrega trabalho maduro - FOTO: Reprodução
Leitura:

Assim como no caso de outros supergrupos, como os Backstreet Boys, ‘N Sync e Spice Girls, o quinteto One Direction foi montado por produtores a partir de uma fórmula que via em cada um de seus integrantes funcionando como arquétipos. No caso dos garotos britânicos, fruto do reality show X Factor, Zayn Malik funcionava como o misterioso e, de certa forma, problemático. Disposto a romper com seu papel e firmar sua própria identidade, ele rompeu seu contrato com o grupo em 2015 e, agora, apresenta seu primeiro disco solo, Mind of Mine.

Ao anunciar sua saída do One Direction, Zayn afirmou que deixava o grupo em busca da vida de um “garoto normal de 22 anos”. Pouco tempo depois, no entanto, o britânico já estava em estúdio gravando músicas que, segundo disse em entrevistas, representariam suas aspirações musicais. De fato, o material de Mind of Mine vai na direção oposta do trabalho do grupo.

Fortemente inspirado nos trabalhos de The Weeknd e Frank Ocean, o disco privilegia a voz potente de Zayn e mostra a atração do cantor por canções mais introspectivas e com um quê melancólico, como em It’s You sobre sua separação com a cantora Perrie Edwards. “Eu não vou cobrir a cicatriz, vou deixar sangrar para que meu silêncio não seja confundido com paz”, sentencia. 

Em Pillowtalk, um R&B alternativo com toques eletrônicos, ele se joga de cabeça em um campo apenas sublinhado pelo One Direction: o da sexualidade. Aliás, sexo é uma palavra de ordem no disco, já que permeia várias canções tanto na composição quanto na sonoridade, como é o caso de Like I Would, faixa mais voltada às pistas na qual Zayn ressalta suas qualidades no quarto.

Se seu papel no grupo era o do “misterioso” sempre lacônico em entrevistas, Zayn parece querer compensar o silêncio nas novas canções, sem, no entanto, entregar demais. Porém, é justamente quando ele baixa a guarda que o trabalho ganha mais. No delicado interlude Intermission: Flower, o artista canta em urdu, língua oficial do Paquistão, país de origem de sua família. Rear View e Fool For You, apesar de mais engessadas, também inserem mais camadas de vulnerabilidade ao britânico.

Um ponto negativo é a linearidade sonora. Apesar de indícios de experimentações, no geral, e principalmente durante a primeira metade da obra, as canções quase se fundem, ao ponto de não ser tão fácil diferenciá-las sem repetir o disco algumas vezes.

Porém, no geral, Mind of Mine sucede em introduzir Zayn enquanto artista solo e também em legitimar sua necessidade de romper com o One Direction. Ao longo de 14 faixas, apesar de alguns tropeços, ele se introduz com louvor e entrega um disco redondo e surpreendentemente revelador. 

 

Últimas notícias