O diretor Matthew Fulks moveu um processo legal contra a cantora Beyoncé, as gravadoras Sony e Columbia e a produtora Parkwood Entertainment pelo filme de Lemonade, último álbum da artista. Na denúncia, Fulks aponta que o vídeo utilizou elementos visuais de seu curta-metragem Palinoia, lançado em 2014 (assista abaixo).
Ele argumenta que a equipe de Beyoncé conhecia o seu curta antes de Lemonade ser filmado. Fulks afirmou que depois de ser contatado pela Columbia com a oportunidade de trabalhar com artistas da gravadora, um link de seu curta-metragem foi enviado para Bryan Younce, vice-presidente do setor audivisual da Columbia Records e diretor de alguns clipes da cantora. Em julho de 2015, Younce enviou a Fulks uma nota convidando-o a apresentar um trabalho de vídeo para a consideração da Columbia. Mais tarde nesse ano, Lemonade começou a ser rodado.
A denúncia enumera vários elementos que Fulks acredita serem tomados de Palinoia, incluindo "grafite e pessoas com cabeças para baixo", "pessoas vermelhas com os olhos ofuscados", "garagem", "olhos pretos e brancos", "a cena da grama" "figuras sinistras iluminadas" e muito mais. Fulks pede lucros "atribuídas à exploração do seu trabalho", incluindo uma porcentagem das vendas de Lemonade.
Leia Também
O site Pitchfork comparou algumas imagens de Lemonade e Palinoia. Veja na galeria abaixo: