MEMÓRIAS

Grandes nomes do forró contam suas memórias juninas em vídeo

Além de mostrar a diversidade musical que pode ser encontrada nesse período, os participantes vêm de diferentes influências e níveis de experiência

JEFFERSON SOUSA
Cadastrado por
JEFFERSON SOUSA
Publicado em 22/06/2016 às 5:00
Que Tau? Produções / Divulgação
Além de mostrar a diversidade musical que pode ser encontrada nesse período, os participantes vêm de diferentes influências e níveis de experiência - FOTO: Que Tau? Produções / Divulgação
Leitura:

As produtoras Experimenta Recife e QueTau? criaram o projeto Memórias Juninas com o intuito de produzir e divulgar vídeos de artistas regionais relatando histórias que viveram durante as festas de São João. Além de mostrar a diversidade musical que pode ser encontrada nesse período, os participantes vêm de diferentes influências e níveis de experiência.

As gravações foram feitas no Cais do Sertão, no Bairro do Recife. “Optamos em fazer no Cais do Sertão pois o local tem tudo a ver com a nossa proposta, tanto esteticamente quanto na temática abordada. Como o projeto busca mostrar as belezas do nosso São João e o Cais tem como objetivo destacar o que há de mais rico no Sertão, o forró – como algo intimamente ligado a essas riquezas – tornou o clima ainda mais interessante e leve para as gravações”, disse Bea Laranjeira, criadora do Experimenta Recife. 

Forro na caixa e Maciel Salú

Forro na Caixa / Maciel Salú (Fotos: QueTau? Produções)

Serão nove artistas, um para cada dia, fazendo com que essa série dure até o dia 29, quando se comemora a festa de São Pedro. Com vídeo publicado na última segunda, Maciel Salú foi o primeiro músico da lista. Ontem, teve o grupo Forró na Caixa e hoje é o dia da banda Sertão Jazz, que é formada por quatro estudantes do Conservatório Pernambucano de Música e por Tyrone Gomes, professor da Escola de Música Minami . “O convite foi muito bacana, pois nós nos animamos muito quando conhecemos o projeto. Eu achei rico, pois é interessante como a subjetividade contida nas histórias pode trazer proximidade entre o artista e o público. É uma boa abertura de espaço para a vivência da cultura popular e até mesmo para nós artistas”, contou Maria Flor, vocalista da banda Sertão Jazz.

Derico, Rogério, Luizinho, Benil

Derico Alves / Rogério Range / Luizinho de Serra / Benil (Fotos: Que Tau? Produções)

Além dos dois grupos, Josildo Sá, Alysson Islan, Benil, Rogério Rangel, Luizinho de Serra, Júlio César e Derico Alves completam o elenco do projeto. São sanfoneiros, poetas e cantores que, mesmo com a agenda apertada por conta das festas juninas, encontraram um espaço para contribuírem. “Apesar do período, a maioria dos artista mostrou-se disponível e interessada em participar do projeto”, revelou Tauana Uchôa, diretora da QueTau? Produções e responsável pela parte audiovisual do produção.

Alysson Islan, Josildo Sá, Júlio Cesar

Alysson Islan / Josildo Sá / Júlio Cesar (Fotos: QueTau? Produções)

Josildo Sá, que se apresenta no Sítio da Trindade no dia 26, ressaltou o potencial de novas ideias como esta. “A ideia do projeto é louvável. Tudo o que a gente pode fazer para tentar resgatar o legado do São João deve ser feito. As histórias que são contadas servem de renovação para uma geração inteira que está sendo prejudicada por uma barragem de lixo cultural que vem invadido as tradições”, afirma.

Experimenta+quetau

Bea Laranjeira / Tauana Uchôa (Foto: QueTau? Produções)

O conteúdo está sendo disponibilizado gratuitamente através da página facebook.com/experimentarecife e pelo canal do YouTube Experimenta Recife.

Confira o primeiro vídeo do projeto, com as memórias juninas de Maciel Salú:

Últimas notícias