PLATAFORMA COLABORATIVA

PorAqui comemora um mês no Setúbal Festival + Bebe Local

Aplicativo resultado de parceria entre SJCC e XARX estará neste sábado (9) e domingo (10) com ação de divulgação no bairro

Do PorAqui
Cadastrado por
Do PorAqui
Publicado em 09/07/2016 às 7:00
NE10
FOTO: NE10
Leitura:

O aplicativo PorAqui completou um mês de lançamento e, neste fim de semana, comemora a data participando do Setúbal Festival + Bebe Local com uma ação de divulgação. O evento vai ocupar parte da Av. Visconde de Jequitinhonha, em frente ao Recife Flat, Zona Sul do Recife, com food trucks, bikes foods, cervejas artesanais, música ao vivo, feirinha de artesanato e brincadeiras infantis.

Hoje, sábado (9), tem a banda Legião 3 tocando os maiores sucessos da Legião Urbana. E amanhã, domingo (10), tem Má Companhia, banda de rock n’ roll que acompanhou o lendário Lula Côrtes. A festa começa às 16h, e o acesso é livre.

O PorAqui é a evolução do antigo jornalzinho de bairro. É uma plataforma mobile e colaborativa de notícias hiperlocalizadas com a credibilidade do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação em parceria com a XARX, start up do Porto Digital.

Setúbal foi o primeiro bairro onde o PorAqui ancorou e vem desenvolvendo seu projeto experimental. O foco é empoderar pessoas e compartilhar histórias. O desafio desse novo projeto é dar um novo sentido à notícia que mais importa: a que está perto de você.

Balanço - A plataforma já soma mais de 150 publicações direta ou indiretamente ligadas a Setúbal, feitas em parceria com os moradores. Entre elas, uma entrevista exclusiva com o prefeito do Recife, Geraldo Julio, sobre o projeto de transformar o local oficialmente em bairro.

Além de fornecer a programação cultural e gastronômica da localidade, o PorAqui acompanha de perto novos empreendimentos da área e as ações do Coletivo Setúbal, formado por moradores, para combater a violência e construir um espaço melhor para se morar e investir. 

A plataforma também funciona como um canal de denúncias. Já colaborou para resolução de diversos problemas urbanos e é fonte constante de serviços e utilidades públicas. 

“O PorAqui foi a conquista de um espaço para conectar os moradores e divulgar notícias, sejam elas atividades ou reclamações. Com o aplicativo, temos informação detalhada e precisa de forma mais rápida”, comemora Patrícia Mayol, artesã e empreendedora da Laços Mayol. Moradora de Setúbal há 30 anos, ela é uma das colaboradoras de conteúdo do app.

“Por muitas vezes, mais vale saber do que acontece na minha esquina do que em Nova York”, brinca Daniel Uchôa, sociólogo, empreendedor em Setúbal no ramo de food truck com o Malabar Pastel e um dos responsáveis no Coletivo Setúbal por organizar os eventos de rua no bairro.

Tecnologia - A tecnologia do PorAqui é a plataforma TRIX (trix.rocks), desenvolvida e operada pela XARX (xarx.co), startup que tem o pesquisador Sílvio Meira como mentor e a empresa Ikewai como investidora. A plataforma automatiza o processo de criação de apps e redes voltadas para produção, gestão e distribuição de conteúdo digital como texto e mídias na forma de redes sociais de notícias.

Através de TRIX, é possível criar blogs, podcasts, jornais digitais, portais corporativos e seus próprios aplicativos iOS, Android e Web em questão de minutos.

Baixe o PorAqui (tudo junto), cadastre-se e comece a usar: Android e iOS. Essa é uma comunidade de aprendizagem colaborativa. Quer sugerir pautas, fazer denúncias ou ser colaborador(a) de Setúbal? Escreve para a gente: [email protected]. Em breve, podemos estar no seu bairro.

-
-
-
-

Últimas notícias