Música

Encerramento do Virtuosi de Gravatá traz coral com quarenta vozes

Grupo se apresentará sob a regência do suíço Matthias Heep

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 22/07/2016 às 15:45
Foto: Divulgação
Grupo se apresentará sob a regência do suíço Matthias Heep - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Neste ano, o VIII Virtuosi de Gravatá recebeu a Semana Internacional de Coral em convênio com instituições musicais suíças trazendo assim cerca de 20 coralistas do exterior, além de tenores, barítonos e regentes. Ao longo da semana, o coral se uniu em uma só voz sob a regência do suíço Matthias Heep, que ficou responsável por orientar os alunos e profissionais para a execução de um programa especial que será apresentado na Igreja Matriz de Sant’Ana neste domingo (24), às 11h da manhã.

Apesar da turma de inscritos nas Masterclasses do Virtuosi ser bastante heterogênea, Mathias ficou animado com a pluralidade de participantes do coral. “Desde o primeiro momento que cheguei, vi que os cantores brasileiros e os europeus se deram bem com um excelente relacionamento. Além disso, dois dos participantes suíços falam muito bem o Português, tornando tudo mais fácil”, explica.

O regente do coral viu que a barreira do idioma não é difícil de transpor se tem a música como unidade em comum. “Se você comunica claramente suas idéias de interpretação, os cantores seguem a sua linha e seu jeito pré-formatado de cantar. Paciência é sempre necessária além do conhecimento sobre diferentes tons com o mesmo objetivo”, responde. Para ele, o objetivo está perto de ser alcançado no domingo com a primeira apresentação pública deste grande coral: “Após os ensaios do primeiro dia eu fiquei realmente aliviado e otimista: o nosso trabalho será frutífero e vai gerar bons resultados”.

Pelo oitavo ano consecutivo, a charmosa cidade de Gravatá recebeu uma fina programação musical com instrumentistas de alta qualidade. Uma das características do Virtuosi é a preocupação em mostrar talentos da música de concerto que possuem grande precisão na execução até de obras consideradas difíceis.

Últimas notícias