12 de Outubro

Neste Dia das Crianças, confira o especial Música Pra Criançada

Conheça os pernambucanos que usam talento para se comunicar com o público infantil

Robson Gomes
Cadastrado por
Robson Gomes
Publicado em 12/10/2016 às 5:00
Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Conheça os pernambucanos que usam talento para se comunicar com o público infantil - FOTO: Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Leitura:

Como foi a sua infância? Se você nasceu no século passado, provavelmente deve ter brincado muito na rua com os amiguinhos. Nas festinhas, dançou bastante com músicas infantis nos discos que tocavam nas antigas vitrolas. Muitas dessas canções que aprendemos nesta fase importante da vida eram produzidas no Sul do País, interpretadas por vozes ou grupos que conhecíamos da televisão e sonhávamos um dia vê-los de perto em algum show.

Se você tem filhos nascidos no século 21, quando a tecnologia, com a presença maciça da internet, parece entreter muito mais os pequenos, sabe que uma ponte foi construída com “os tempos de antigamente”: as músicas infantis retomaram sua força. E o melhor: Pernambuco vem se tornando um celeiro de grandes artistas, que têm dirigido seu trabalho para esse público especial, que também busca diversão e aprendizado através de um acorde, de uma letra, de uma melodia.

O Jornal do Commercio conseguiu reunir boa parte desses músicos que atuam no Grande Recife nesta reportagem especial de Dia das Crianças.

A Bandinha, por exemplo, liderada por Vanessa Oliveira, traz o repertório infantil aliado à magia do circo. Já a Banda do Tio Bruninho, que inclusive, se apresenta gratuitamente nesta quarta-feira (12) na Reserva do Paiva, nasceu justamente da necessidade das crianças em idade pré-escolar de serem introduzidas ao universo da música.

A cantora e contadora de histórias Carol Levy – que faz show nesta quarta-feira (12) no Shopping Recife – concilia essas duas paixões para entreter os pequenos nos palcos, na televisão e na internet. E, como num passe de mágica, as Fadas Magrinhas apresentam à garotada os ritmos pernambucanos com músicas autorais muito divertidas.

Para as crianças mais agitadas, ou pais mais elétricos musicalmente, um show da Mini Rock, liderada pelas professoras Cacau e Nana, pode ser a solução para encontrar um ritmo em comum entre eles. E se o programa favorito do pequerrucho envolver desenhos animados, as canções da turma do Mundo Bita (que, sim, é produzido em Pernambuco e invade o Shopping Tacaruna logo mais) podem educar e animar qualquer festinha infantil sem maiores problemas.

Neste dia 12 de outubro, a Música Pra Criançada fica por nossa conta. Escolha o repertório para o seu pequeno ou pequena e mostre o mundo colorido e divertido que as sete notas musicais podem trazer para quem está vivendo, acima de tudo, um mundo de descobertas.

EXPEDIENTE

A série especial do JC Música Pra Criançada tem textos de Robson Gomes, com edição de Marcelo Pereira e Flávia Gusmão. As imagens são de Sérgio Bernardo e Ricardo B. Labastier e edição de vídeo de Tato Rocha.

Últimas notícias