ERUDITO

A música contemporânea no foco do festival Virtuosi Século XXI

Festival traz concertos e palestras gratuitas com artistas nacionais e internacionais

GGabriel Albuquerque
Cadastrado por
GGabriel Albuquerque
Publicado em 26/10/2016 às 10:08
NE10
FOTO: NE10
Leitura:

A quinta edição do Virtuosi Século XXI traz palestras e concertos de artistas nacionais e internacionais cujos repertórios focam na música erudita contemporânea. O festival tem início hoje, às 19h, na Ordem Terceira de São Francisco do Recife com recital da flautista Camilla Hoitenga e segue até sábado com programação inteiramente gratuita.

Norte-americana residente na Alemanha, Hoitenga apresenta-se em formato solo com diferentes tipos de flautas, desde o piccolo até a flauta baixo. Em seu programa destacam-se Laconisme de L’aile (1982) e Dolce Tormento (2004), duas peças de Kaija Saariaho, compositora finlandesa radicada em Paris. 

Influenciada pela escola composicional do espectralismo e pela música eletrônica e eletroacústica, as músicas de Saariaho formam paisagens sonoras imersivas e complexas. Em Laconisme, por exemplo, percebe a ideia de uma escala de timbres com sons que vão desde os ruídos da voz ou sons de percussão para o tom puro, brilhante da flauta clássica. 

O recital terá ainda a estreia da peça ...Silbem, escrita por Karola Obermueller especialmente para Hoitenga. “É uma música que encobre as suas intenções, origens e destinos. A música brinca com a ideia de ressonância infinita, como se ouvir a sombra do desconhecido fosse como ver o passado à luz das estrelas. A poesia que sobrevive do mundo antigo é como um feitiço mágico: ingredientes poderosos da vida humana: lua, luz, eros, luxúria, tempestade, noite, tempo, esperando, desejando, solidão”, descreve o programa.

Amanhã, também às 19h, é a vez dos cariocas do Abstrai Ensemble. Dedicado à música de câmara contemporânea, o grupo foi destaque de diversos eventos e festivais dedicados à vanguarda musical, como o Festival Música Estranha, ano passado, em São Paulo. 

Pela primeira vez no Recife, o Abstrai se apresenta em quinteto, misturando instrumentos acústicos e eletrônicos em um repertório que destaca compositores brasileiros atuais como Liduíno Pitombeira, Rodrigo Lima, Fabio Adour e Paulo Rios Filho ao lado do tunisiano Christian Lauba e do português João Pedro Oliveira.

Os ouvintes podem participar utilizando um smartphone, tablet ou laptop. A única coisa necessária a fazer é efetuar login na rede Wi-Fi local (criada pelo ensemble), abrir certa página web e seguir as instruções. Assim público pode controlar a forma como o concerto se desenvolve, o que é a música a ser tocada e dar o feedback instantâneo de suas opiniões. Em algumas seções eles também podem tocar junto com os artistas e são transformados em uma espécie de orquestra. Mas ao contrário de uma orquestra normal que se baseia em hierarquias e regras rígidas, a Orquestra da Audiência tem suas decisões tomadas pelo voto e a pela maioria.

A programação de concertos é encerrada no domingo com o Ensemble U:, da Estônia. Formado por seis músicos, o grupo apresenta a obra Orquestra de Audiência, uma experiência interativa que pretende democratizar o fazer musical tirando o público de seu papel passivo.

PALESTRAS

Além dos concertos, o Virtuosi Século XXI oferece também uma masterclass com a compositora Karola Obermüller e palestras com diversos músicos que se apresentam no festival. As aulas acontecem no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam) sempre das Para participar é preciso fazer a inscrição gratuita no site www.virtuosi.com.br/inscricoes.

Infográfico

Programação Virtuosi Século XXI

Programação

Concertos - 19h, na Ordem Terceira de São Francisco do Recife

Hoje – Camilla Hoitenga
Amanhã – Abstrai Ensemble
Sexta – Ensemble U:

Palestras - Das 9h30 às 16h20, no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam)

Amanhã - Karola Obermüller (Alemanha/EUA), Fernando Cerqueira (BA) e Oiliam Lanna (MG)
Sexta - Ensemble U: (Estônia), Camilla Hoitenga (EUA/Alemanha), Rodrigo Lima (SP) e Marcus Varela (RN)
Sábado - Master class de Karola Obermüller

Últimas notícias