Força

Fulô de Mandacaru prepara um acústico épico no Recife

O conjunto, que foi vitorioso jogando o forró para o Brasil no programa 'SuperStar', grava DVD ao vivo com um grande time de músicos

Robson Gomes
Cadastrado por
Robson Gomes
Publicado em 09/11/2017 às 5:00
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
O conjunto, que foi vitorioso jogando o forró para o Brasil no programa 'SuperStar', grava DVD ao vivo com um grande time de músicos - FOTO: Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Leitura:

“Todos se acomodando porque vai ser uma grande aventura musical”: a recomendação é do Maestro Mozart Vieira dentro de um estúdio na Madalena, Zona Oeste do Recife, com quase quarenta músicos. Entre eles, três se destacam por estar na linha de frente desta Orquestra de Câmara, convocada especialmente para a gravação de um CD e DVD Acústico. E eles são: Pingo Barros, Tiago Muriê e Armandinho do Acordeon, responsáveis atualmente por levar, Brasil afora, a musicalidade nordestina através do forró da Fulô de Mandacaru.

O Jornal do Commercio esteve neste ensaio geral para acompanhar os momentos finais da preparação deste novo projeto do trio de caruaruenses. A gravação está marcada para esta quinta (9) e sexta-feira (10), no Teatro Boa Vista.

Os eternos vencedores do reality show SuperStar, da TV Globo, contam da importância que o programa teve para esse momento. “No SuperStar nós ousamos muito. E a gente queria mostrar ao Brasil que o forró não é música só do mês de junho. O forró é um gênero para ser curtido o ano todo. E quem é nordestino sabe disso, pois temos forró de janeiro a janeiro”, explica o músico Armandinho do Acordeon sobre a ideia de fazer um Acústico.

A banda, que está na estrada há 16 anos, concebeu uma tríade para definir este novo trabalho: tradição, inovação e ousadia. “Não queríamos fazer como alguns DVDs acústicos fazem, botar apenas um, dois ou três instrumentos a mais. Nós quisemos colocar várias linguagens musicais no mesmo palco”, conta Armandinho. E entre as várias linguagens, leia-se uma Orquestra de Câmara se juntando ao conjunto, que começou apenas como um trio de sanfona, triângulo e zabumba em meados de 2001.

E é para este momento que o notável Maestro Mozart Vieira, de Belo Jardim, foi convidado. Afinal, o músico é vencedor de inúmeros concursos e festivais de música no mundo inteiro, além de ser o criador da Orquestra de Pífanos de Caruaru e os Meninos de São Caetano.

“O desafio (de ter uma orquestra) é como um desafio de viola, de um repente nordestino”, explica Mozart. Para ele, este trabalho Acústico da Fulô começou há muito tempo atrás. “Esse projeto começou a ser trabalhado desde que eles nasceram. Porque sou amigo do pai deles (o sanfoneiro de oito baixos Manoel Dantas) e conheço a história deles”, relata o músico, orgulhoso. A gravação também pretende coroar os 40 anos de carreira do Maestro, que serão completados no ano que vem.

“Estaremos acompanhados dos dez melhores arranjadores do Norte-Nordeste. O Quinteto da Paraíba, um grupo emblemático, famosíssimo, de mais de 20 anos de estrada, que já gravou com grandes nomes, também está envolvido. Também é um encontro e um reencontro do que tem de mais forte na música do agreste pernambucano”, reforçou Mozart.

Junto aos músicos, a cenografia do acústico, assinada por Leopoldo Nóbrega, vai mesclar elementos físicos e digitais. “O palco será um grande oráculo do tempo entre o passado, presente e futuro”, entregou Armandinho do Acordeon.

O novo CD e DVD também terá convidados especiais: Dorgival Dantas, Elba Ramalho, Maestro Spok e Padre Antônio Maria – que participam do primeiro dia de gravação apenas – refletindo a versatilidade que o trio quer mostrar nesse projeto. Já o repertório será composto de grandes clássicos do forró e sucessos autorais da Fulô como Só o Mie, A Fulô de Mandacaru Chegou, São João de Outrora e a recente Amor da Minha Vida.

Sem telão para subir com a ajuda do público desta vez, e agora, com a produção audiovisual da Globo Nordeste e bênção da gravadora Som Livre, hoje à noite e amanhã, os rapazes que conquistaram o Brasil de chapéu de couro, lenço no pescoço e alpargata de rabicho enfrentam mais esse desafio musical, que tem previsão de lançamento para abril de 2018.

Este Acústico, que já nasce grande, também tem pretensões maiores da Fulô de Mandacaru de romper as barreiras do País. “Somos uma banda nordestina, que canta os costumes do Nordeste, mesmo dialogando com todos os elementos da música do mundo. E vamos tocar muito mais pessoas com este trabalho”, garante Armandinho do Acordeon.

SERVIÇO

Gravação CD e DVD Fulô de Mandacaru Acústico – Nesta quinta (9) e sexta-feira (10), às 21h, no Teatro Boa Vista (Rua Dom Bosco, 551 – Recife). Ingressos: R$ 70 (inteira) e R$ 50 (inteira social), à venda no Classic Hall, lojas TicketFolia, site Eventim e no local.

Últimas notícias