Billboard

Kanye West alcança Beatles e Eminem com 8º álbum no topo das paradas

Evocando o soul e os ritmos dançáveis de West do início da carreira, 'Ye' vendeu 208 mil cópias na primeira semana, incluindo downloads e streaming

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 11/06/2018 às 18:03
Foto: Reprodução
Evocando o soul e os ritmos dançáveis de West do início da carreira, 'Ye' vendeu 208 mil cópias na primeira semana, incluindo downloads e streaming - FOTO: Foto: Reprodução
Leitura:

Com seu álbum Ye, Kanye West se uniu aos Beatles e a Eminem ao igualar o número de álbuns, oito, que encabeçaram a lista dos mais vendidos nos Estados Unidos.

Lançado em 1º de junho, Ye, que se trata de um percurso introspectivo de sete canções, estreou em primeiro na categoria de referência da Billboard 200, tornando-se o 8º álbum consecutivo de West a consegui-lo.

Somente os Beatles e Eminem haviam conseguido essa façanha antes. 

Até quinta-feira, Ye havia vendido 208 mil cópias - incluindo downloads e streaming -, segundo a Nielsen Music, muito à frente da mais recente produção do rapper Post Malone, ??Beerbongs and Bentleys

Depois de um ano de silêncio, o controverso West apareceu em abril reafirmando publicamente o seu apoio ao seu "irmão", o presidente republicano Donald Trump. 

Ye, uma mistura de soul e dance que lembra os primeiros tempos do rapper, repassa muitas das polêmicas nas quais o músico se envolveu. As canções abordam a atualidade, mas também os demônios de West. 

Todos os seus álbuns, com exceção do primeiro, The College Dropout (2004), estiveram no topo das paradas, assim como Watch The Throne, feito em colaboração com Jay-Z em 2011.

Kanye West lança segundo álbum em pouco mais de uma semana

Na sexta-feira (8), West surpreendeu com seu segundo álbum em pouco mais de uma semana, desta vez com uma proposta mais obscura, no qual aborda as angústias da vida junto com Kid Cudi. 

Depois de um ano de silêncio em que tratou de sua saúde mental, West reapareceu em abril com declarações polêmicas, ao se tornar uma rara celebridade negra a apoiar o presidente Donald Trump. 

Em 1º de junho, ele retornou com seu oitavo álbum de estúdio, Ye, em que revelou sua faceta mais íntima abordando suas inseguranças, com apenas sete faixas, que o mostraram menos ambicioso do que quando lançou um sucesso atrás do outro há uma década. 

O astro do rap cumpriu o calendário previsto em seu Twitter ao lançar outro disco de sete canções na última sexta, em colaboração com Kid Cudi, chamado Kids See Ghosts.

Enquanto Ye evoca o soul e os ritmos dançáveis do West do início, Kids See Ghosts é mais uma obra de Kid Cudi, cuja eletrônica acentua os reflexos obscuros em suas rimas. 

Um das faixas, Freeee (Ghost Town Part 2), começa com uma declaração do ativista do início do século XX Marcus Garvey, um dos líderes do movimento rastafári. Depois a dupla diz que encontrou a paz. 

"Já não sinto dor! Adivinha o que, baby? Sou livre!", cantam. 

O álbum termina com uma faixa baseada em Burn the Rain de Kurt Cobain, um riff de guitarra acústica lançado como parte do documentário Montage of Heck sobre o falecido vocalista do Nirvana.

Mostrando estar sempre na atualidade, West insere uma frase na canção saudando Alice Marie Johnson, uma mulher que passou quase 22 anos presa por um delito não violento de tráfico de drogas e que teve sua sentença comutada por Trump na quarta-feira após um apelo da esposa de West, a estrela de reality show Kim Kardashian.

Últimas notícias