Lançamento

Clássico da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério ganha versão em vinil

Jorrando Cultura será lançado neste sábado com show do Maestro Forró Trio

Bruno Albertim
Cadastrado por
Bruno Albertim
Publicado em 05/10/2018 às 17:45
Divulgação
Jorrando Cultura será lançado neste sábado com show do Maestro Forró Trio - FOTO: Divulgação
Leitura:

Há dez anos, o frevo encontrava, se não o único, o mais vertiginoso e definitivo acento jazzístico. Com o disco que revelou a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério não apenas para o Recife, mas para o mundo, onde passaria e excursionar, o Maestro Forró mostrava que o mais tradicional dos ritmos pernambucanos não apenas deve confirmar seus cânones como ter seus acordes alongadados a extremos sinuososos - como costumam fazer as grandes big bands do jazz norte-americano. Para comemorar os dez anos de Jorrando Cultura, o álbum será relançado, hoje, em vinil.

O lançamento acontece dentro da já tradicional feira de vinis da loja Passadisco, último grande bastião do comércio de discos no Recife, no Espinheiro. E com grande bônus: a partir das 17h, acontece um pocket-show do Maestro Forró Trio. “É sempre um desafio interessante tocar as músicas feitas para a orquestra grande com uma composição menor”, diz ele, sobre o acompanhamento de uma tuba, um trompete e um pandeiro.

Seminal e eclético, o álbum Jorrando Cultura traz composições próprias de Forró, além de Parrô, Waltinho D’Souza e Natanael Dádiva, e releituras de clássicos como Vassourinhas, Cabelo de Fogo e Elefante. Na época, foi realizado com recursos próprios e apoio do Serviço de Incentivo à Cultura da Prefeitura do Recife.

DESVIO

Entre as composições inéticas, o disco apresentava Desvio como marca da versatilidade de orquestra. Retrato da diversidade sonora da Bomba do Hemetério, a faixa traz participações do Mestre Valter, do Maracatu Estrela Brilhante; do Coral Benemérito da Bomba do Hemetério e de Canibal, da banda Devotos. De sua introdução e encerramento mais clássicos, a composição eveloi para acordes de punk-rock e maracatu.

JORRANDO CULTURA - Lançamento em vinil do disco da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério. Hoje, 17h, na Passadisco. Rua da Hora, 345, Espinheiro. Fone: 3268-0888.

Últimas notícias