Com vinte anos de carreira, Josildo Sá faz o inventário de sua música no DVD Sons da Latada, que lança hoje, às 19h30, na Passa Disco com um pocket show. Poderia estar comemorando os dez anos do disco Samba de Latada, feito com o maestro Paulo Moura, um dos mais importantes nomes da música instrumental brasileira.
O lançamento também faz parte das comemorações dos 15 anos da loja especializada em música
pernambucana e brasileira A parceria com Paulo Moura fez Josildo levar o forró a espaços onde raramente era recebido, a ganhar
prêmios, e circular pelo país, um período com Moura, depois solo: “O DVD é um apanhado da minha música, das minhas influências, uma prestação de contas. O trabalho com Paulo me deu essa abertura para muita coisa, me abriu as portas para o Brasil e para o mundo”, explica Josildo.
As imagens do DVD foram captadas em 2015, Josildo Sá conta que resolveu não lançar na época porque estava com outros projetos: “De lá pra cá muito coisa aconteceu. Tinha começado uma nova parceira com Chico Salles, que faleceu em 2017. Fiz com ele uma homenagem a Paulo Moura que entrou neste DVD, Candeeiro Mestre, continuava inédita”, ressalta o forrozeiro
Josildo conheceu Paulo Moura, casualmente, em 2004. Ele escutou dois discos de Josildo, Virado num Palitó Véio, de 1998, e Coreto, de 2004, então recém-lançado. Elogiou parte deles, sugeriu que parte poderia ser melhorada, e prontificou-se a tocar no próximo trabalho do pernambucano.
O Samba de Latada seria gravado com Arlindo dos Oito Baixos. Josildo resolveu convidar Paulo Moura para participar. Ele sugeriu que dividissem o projeto. Achava o samba de latada assemelhado ao son cubano, que tocava quando criança, acompanhando o pai nos clubes e gafieiras, no interior de São Paulo. O trabalho com samba de latada seria o último de Moura (que faleceu em 2010), e impulsionaria Josildo Sá a se tornar o principal intérprete desta variante do samba, também chamado samba de matuto. Basicamente o samba carioca com sotaque e roupagem nordestinas, e fundamentalmente dançante.
PROJETOS
“Com este DVD eu fecho um ciclo. Vou começar outras parcerias, uma delas com João Donato. Fizemos música juntos. Mas os novos projetos não são para agora. A ideia é lançar o DVD, e passar dois anos fazendo show com este repertório”, diz Josildo Sá.
Sons de Latada foi gravado ao vivo por Josildo no ZRG Estúdio, com sua banda, e muitas participações especiais, que vão do Maestro Ademir “Formiga” Araújo, a Sérgio Cassiano, passando por Renatinho Bandeira e Gennaro. O DVD traz oito faixas inéditas, duas delas de João Silva (1933/2013) influência maior em Josildo Sá.
l Passa Disco – Rua da Hora, 71, Espinheiro