MÚSICA BOA

Aécio dos 8 Baixos, irmão de Arlindo, recebe homenagem com cinema, cordel e música

Evento é aberto ao público e será realizado no Esperantivo - Casa, Comida e Cultura

Editoria de Cultura
Cadastrado por
Editoria de Cultura
Publicado em 21/12/2018 às 13:20
Foto: Divulgação
Evento é aberto ao público e será realizado no Esperantivo - Casa, Comida e Cultura - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

O sanfoneiro Aécio dos 8 Baixos, irmão do mestre Arlindo, será homenageado neste sábado (22), a partir das 19h, com a entrega do Troféu Esperantivo de Mérito Cultural. O prêmio, em sua primeira edição, é um símbolo de reconhecimento de mérito artístico destinado a artistas nascidos ou radicados no Cabo de Santo Agostinho e no Estado.

O evento, promovido e sediado pelo Esperantivo - Casa, Comida e Cultural, hamburgueria artesanal e espaço cultural da Vila de Nazaré, será aberto com a exibição do curta-metragem biográfico Aécio dos 8 Baixos, dirigido pelo cineasta cabense Cleiton Costa.

Em seguida, o poeta Esperantivo, que dá nome ao local, declamará seu Cordel em homenagem a Aécio dos 8 Baixos. Para fechar com música, haverá a entrega oficial do Troféu Esperantivo e show com Aécio dos 8 Baixos e Trio.

A entrada é gratuita, e o espaço pede a colaboração de Couvert Livre (o valor recomendado é R$ 10, mas cada pessoa contribui com mais ou menos, como desejar) para reconhecimento do artista que se apresenta.

Durante o evento, estarão à venda as três receitas exclusivas de hambúrgueres do Esperantivo, além de bebidas diversas. Os visitantes também encontram opção de comida regional no Bistrô Serão e Mar, além de estrutura local com hostels para quem deseja esticar o fim de semana.

O TROFÉU ESPERANTIVO

O Troféu Esperantivo de Mérito Cultural terá, em dezembro deste ano, sua 1ª edição. Criado com o intuito de ser uma comenda regular, tem como objetivo reconhecer artistas pernambucanos independentes pelo mérito de seu trabalho artístico, priorizando artistas nascidos ou radicados na cidade do Cabo de Santo Agostinho.

O troféu foi confeccionado por Heloísio Vieira, artesão cabense e morador da Vila de Nazaré, e reproduz as ruínas da Casa do Faroleiro, monumento histórico da Vila que remonta à colonização, no século VXI, e que também é logotipo do Esperantivo - Casa, Comida e Cultura.

AÉCIO DOS 8 BAIXOS

Aécio dos 8 Baixos, sanfoneiro e forrozeiro, nascido em Sirinhaém, é irmão mais novo do reconhecido mestre Arlindo dos 8 Baixos. Com quatro CDs lançados, Aécio se divide entre o ofício de protético, no bairro de Ponte dos Carvalhos, no Cabo de Santo Agostinho/PE, e a música. Iniciou-se aos 12 anos, mas foi proibido pelo pai de seguir na música. Anos mais tarde, com o falecimento do pai, se voltou à sanfona e passou a se dedicar ao trabalho artístico.

SERVIÇO

Show e Homenagem a Aécio dos 8 Baixos + Troféu Esperantivo
Sábado (22), a partir das 19h
No Esperantivo - Casa, Comida e Cultura (R. do Sol, S/N, Vila de Nazaré - Cabo/PE; entre as praias de Calhetas e Suape)
Entrada gratuita

Últimas notícias