Rap

Cena local e nacional é aposta de mais uma edição do Rap no Estelita

Mais uma edição do evento aconteceu neste sábado (23), apresentando Froid, Banca Z, Nexo Anexo e 9K

Duda Lapenda
Cadastrado por
Duda Lapenda
Publicado em 24/02/2019 às 16:07
Foto: Reprodução
Mais uma edição do evento aconteceu neste sábado (23), apresentando Froid, Banca Z, Nexo Anexo e 9K - FOTO: Foto: Reprodução
Leitura:

Ganhando cada vez mais espaço na indústria da música, o rap tem sido aposta recorrente de vários eventos que acontecem no Recife. Um desses é o Rap no Estelita, que, como o nome aponta, tem o gênero como carro-chefe. Quem foi à edição que aconteceu neste sábado (23), percebeu que a proposta do evento é de um espaço alternativo e intimista, em que o público fica mais próximo dos artistas e que nomes locais e nacionais dividem o mesmo palco. 

Ainda recente, o evento surgiu em 2017 mas já trouxe nomes de peso para a casa: BK, Djonga, Akira Presidente e Raffa Moreira, para citar alguns. No sábado, Froid foi a estrela da noite, mas não mais importante que nomes como Nexo Anexo, Banca Z e os DJ's da 9K, que representaram a cena local. "Nós sentimos a necessidade de trazer alguns sons mais periféricos para dentro do Estelita, tornando o espaço cada vez mais democrático, para que uma pessoa de Boa Viagem ou de Roda de Fogo queiram vir para a casa", enfatiza o gerente e produtor João Soares. 

Shows

A agitação começou por volta das 23h, mas o primeiro show aconteceu às 0h30, abrindo a sequência com Nexo Anexo, projeto de trap do Recife que não deixou a desejar no quesito público: já no início, uma aglomeração de pessoas saudavam a cena local em frente ao palco embalados por músicas como Money Talks, 2020 e Gigante (todas disponíveis no YouTube). Já em seguida subiu ao palco A Banca Z, projeto composto pelos MC's FF e JXTV R e o DJ/BeatMaker RVTX, levando ao público um som mais "underground", com letras fortes e beat marcado, a exemplo de Black and White, Tarja Preta e Jogo Sujo

O auge da festa aconteceu quando o rapper de Brasília Froid começou a apresentar seu novo trabalho Teoria do Ciclo da Água, por volta das 3h, pela primeira vez no Recife. O show incluiu faixas como Garota e a homônima Teoria do Ciclo da Água, além de outras mais antigas como Autoestima em Dó, Bicho de Sete Cabeças e Pseudosocial. Além de um tom político, com xingamentos ao atual presidente da república, o show contou com a participação de NexoAnexo, chamado pelo próprio Froid ao palco para representar a cena recifense. "Valorizem a cena local. Quanto mais representantes vocês tiverem de vocês mesmos, menos vocês se sentem só", disse o músico brasiliense. Já no final da apresentação, rolou também Freestyle com alguns MC's que estavam presentes na casa. 

Quem fechou com chave de ouro a festa foi o grupo de DJ's 9K, apresentando um bregafunk experimental em grande estilo. Outra proposta do Rap no Estelita, que pretende ser uma festa "democrática, onde haja espaço para todas as vertentes musicais", como afirmou João Soares.  

Público

Os irmãos Yuri e Caio Sena, estudantes, foram pela primeira vez ao evento e aprovaram a proposta da produção. "Acho que é importante que exista representações de todas as frentes em Recife", apontou Yuri em relação à programação musical. Já sobre a estrutura, o estudante acredita que ainda há espaço para aumentar e melhorar, fato também apontado pelo próprio gerente do Estelita. "Eu sinto que muitas vezes o Estelita já não comporta determinados eventos que a gente produz na casa, a gente sentiria necessidade de fazer espaço maior ou aumentar o espaço", afirmou João Soares, revelando como o local tem ganhado cada vez mais público e importância cultural na cidade. 

Últimas notícias