AGRESTE

Festival Viva Dominguinhos celebra o forró e a sanfona

O evento em homenagem ao sanfoneiro acontece em Garanhuns de quinta a sábado (25 a 27 de abril)

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 25/04/2019 às 12:26
Foto: Alexandre Sant'Anna/Divulgação
O evento em homenagem ao sanfoneiro acontece em Garanhuns de quinta a sábado (25 a 27 de abril) - FOTO: Foto: Alexandre Sant'Anna/Divulgação
Leitura:

O Festival Viva Dominguinhos começa nesta quinta (25) em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. Com Alceu Valença, Elba Ramalho, Flávio José, Dorgival Dantas e Cezzinha, entre outros, o evento acontece até sábado (27) na Praça Mestre Dominguinhos, com entrada gratuita.

A Rádio Jornal é uma das parceiras do evento. Nesta quinta, Geraldo Freire recebeu no seu programa o prefeito Isaías Regis e os sanfoneiros Targino Gondim e Cezzinha para conversar sobre o evento.

Cezzinha destacou a honra de tocar em um festival que leva o nome de um mestre da sanfona. “É um projeto magnífico, do qual fico honrado em fazer parte e que celebra a maior referência da cidade, Dominguinhos”, comentou. Cezzinha ainda falou do momento atual do instrumento. “Sempre temos novos nomes, graças a pessoas como Dominguinhos, Luiz Gonzaga e Sivuca. Não temos mais essas referências enormes, salvando um Genaro ou alguém do tipo, mas continua havendo um espelho, um reflexo bacana do que foi ensinado”, destacou.

Targino Gondim narrou algumas histórias suas, como a de como a sua composição com Raimundinho, Esperando na Janela, terminou entrando no filme Eu, Tu, Eles, com Regina Casé. “Depois que ela ouviu, sugeriu colocar no filme e mostrou a Gilberto Gil. Ele gravou, me levou para os shows e terminamos ganhando até um Grammy Latino com ela”, apontou o sanfoneiro.

Isaías Regis falou sobre a importância de ter um palco para músicos de Garanhuns, o Canta Dominguinhos, e ressaltou que, apesar da lotação total dos hotéis, ainda há vagas em casa e em cidades vizinhas. Além disso, comentou a disputa com os herdeiros de Dominguinhos, que querem cobrar direitos autorais pelo uso do nome do artista. “Se isso continuar ano que vem, mudamos o nome para Viva Garanhuns, com o mesmo formato, do mesmo jeito”, concluiu.

Programação do Viva Dominguinhos 2019

25/04 - Quinta-feira

Mourinha do Forró
Targino Gondim
Cezzinha
Jorge de Altinho

26/04 - Sexta-feira

Nando Azevêdo
Mestrinho
Dorgival Dantas
Elba Ramalho

27/04 - Sábado

Cristina Amaral
Alcymar Monteiro
Alceu Valença
Flávio José

Palco Canta Dominguinhos

26/04 - sexta-feira

Roda de Sanfona
Valéria Santos
Projeto Seu Domingu’s
Banda Quero Xote
Mateus Cordeiro
Amanda Back
Ivan Maceió
Forró do Xeeh

27/03 - Sábado

Roda de Sanfona
Caminhada do Forró
Morena Forrozeira
Pisa na Fulô
Andréa Amorim
Forró do Matuto
Bebeto Oliveira e Esquenta Coração
Forró Pesado de Garanhuns

Últimas notícias