Festejo

Nando Cordel e Zé Dantas são os homenageados do São João 2019 do Recife

O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (29) no perfil do instagram do prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB)

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 29/05/2019 às 16:46
Foto: Colagem / Reprodução
O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (29) no perfil do instagram do prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB) - FOTO: Foto: Colagem / Reprodução
Leitura:

Faltando pouco menos de um mês para o São João 2019, o prefeito do Recife Geraldo Julio (PSB) revelou que o cantor Nando Cordel e o compositor Zé Dantas serão os homenageados dos festejos juninos da capital pernambucana. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (29) no seu perfil do Instagram. Anteriormente, Petrolina e Caruaru haviam divulgado a programação das festas.

Homenageados

Nando Cordel

Natural de Ipojuca, o cantor teve mais de 500 músicas gravadas por artistas famosos, como Dominguinhos, Luiz Gonzaga e Elba Ramalho, Chico Buarque e Maria Bethânia, Amelinha, Fagner, Fafá de Belém e até Xuxa Meneguel.

Nando é fundador da creche Lar do Amanhã, que desde 1996 já atendeu mais de 2,5 mil famílias do Cabo de Santo Agostinho, e também dedica parte de sua obra à música instrumental e espiritual, para relaxamento e meditação.

Zé Dantas

Um dos mais antigos e fiéis sinônimos que o forró ganhou no Nordeste, Zé Dantas nasceu no município de Carnaíba de Flores, no Sertão do Alto Pajeú pernambucano.

Zé Dantas morre em 1962, sem nunca ter abandonado o Nordeste na sua obra e nem na geografia do seu afeto, tendo chegado a usar suas músicas para fazer denúncias contra a seca e a falta de atenção política à dureza das vidas privadas de água.

Teve suas composições gravadas por muitas gerações de artistas, como Dominguinhos, Hermeto Pascoal, Gal Costa, Maria Bethânia, Alceu Valença, Quinteto Violado, Marisa Monte e Gilberto Gil.

Segurança pelo Estado

O planejamento da Operação São João 2019 foi divulgado, na manhã desta quarta-feira (29), pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS). A operação que começa nesta quinta-feira (30), segue o final de junho e contará com a ação de 28 mil agentes de segurança, entre policiais militares, civis, bombeiros e polícia científica.

Programação de Caruaru

O maior ciclo junino de Pernambuco já tem data para começar e terá 31 dias de festa distribuídos em quase dois meses de muita animação. O São João na Roça abre os festejos em Caruaru em 18 de maio, em Itaúna, uma das duas novas comunidades que ganham polo – a outra é Lages.

A prefeitura Raquel Lyra anunciou nesta terça-feira (3) a programação, que se estende por dois meses, em 24 polos – 12 na zona rural–, encerrando com o Xerém com Galinha na Vila do Rafael, em 14 de julho. O Monte Bom Jesus, por sua vez, entra no calendário com música instrumental, em noites de sanfona, viola e jazz.

Últimas notícias