CLÁSSICO

Abbey Road: os 50 anos do último álbum gravado pelos Beatles

Disco ganha uma série de materiais em comemoração pela data, entre eles, uma caixa superluxo e um livro com 100 páginas

JOSÉ TELES
Cadastrado por
JOSÉ TELES
Publicado em 08/09/2019 às 7:00
Foto: Reprodução
Disco ganha uma série de materiais em comemoração pela data, entre eles, uma caixa superluxo e um livro com 100 páginas - FOTO: Foto: Reprodução
Leitura:

Em 8 de agosto de 2019 completaram-se 50 anos da sessão de fotos para a capa do último álbum dos Beatles, que teve o título inicial de Everest (marca do cigarro fumado pelo engenheiro de som Geof Emerick), e que teria uma foto do grupo no Monte Everest. Em vez disto, recebeu a foto da célebre travessia dos Beatles pela faixa de pedestre em frente ao estúdio da EMI, em Londres. A rua é movimentada. O fotógrafo Iain McMillan clicou o grupo em cima de uma escada, colocada no meio de Abbey Road. Foi jogo rápido. Apenas seis fotos do quarteto atravessando a faixa, indo, e voltando para A EMI. A quinta foto foi a escolhida.

O álbum também chega ao cinquentenário dia 26 de setembro, e ganha uma reedição turbinada, com em todos os formatos possíveis CD, vinil, vinil Picture (com foto impressa no disco, e digital. Será comercializado também em edições diferentes, três CDs e um Blue-Ray, LPs, numa caixa superluxo, em edição limitada. com CDs, vinis, um livro com cem páginas (boa parte delas feitas por Linda McCartney).

O lançamento comemorativo tem remix por Giles Martin (filho de George Martin, o produtor de todos os discos dos Beatles, com exceção de Let it Be), e a foto da capa tornou-se uma das mais marcantes do século 20. A rua onde foi tirada virou lugar de peregrinação de beatlemaníacos do mundo inteiro. Já se escreveu infinitas teses sobre ela. Uma das mais famosas a que apontava indícios de que Paul McCartney realmente tinha morrido, e um sósia agora ocupava seu lugar na banda. O que pouca gente atentou foi que a foto selecionada mostra George, Paul, Ringo e John deixando o casarão em que funcionam os estúdios em que fizeram quase todos seus discos. A capa não tem título, nem o nome da banda. Os quatro sabiam que não voltariam a gravar um próximo álbum. Dia 20 de agosto foi a derradeira vez em que John, Paul, George e Ringo estiveram juntos num estúdio.

O engenheiro de som Sam Okell. Abbey Road nunca tinha sido remixado até então. A reedição contém o álbum original, mais dois discos com outtakes, gravações alternativas, e inclusão de canções feitas na época, mas lançadas em compactos, ou gravadas por artistas contratados da Apple, a gravadora que o grupo fundou em 1968.

Goodbye foi gravada por McCartney, nas primeiras sessões do que seria Abbey Road, para a cantora galesa Mary Hopkins, descoberta dele, que estava estourada mundo afora com Those Were The Days. I Want You (She’s So Heavy) abre as sessões do álbum, em 2 de fevereiro de 1969. Aconteceu no estúdio Trident, no Soho, o mais moderno de Londres, com oito canais, com Glyn Jones e George Martin na mesa de gravação. John Lennon queria o grupo o mais barulhento possível. A vizinhança não. Houve reclamações. Antes de mais um take, escuta-se John falando: “Muito bem, vamos tentar mais uma vez, e bem alto. Se não ficar bom, então a gente toca mais suave, feito se fosse ao contrário. OK. A barulhenta, vamos. Última chance de tocar alto”.

Entre I Want You e Golden Slumbers/Carry That Weight, foi gravada The Ballad of John and Yoko, sobre o casamento dos dois, em março, na ilha de Gibraltar. Tem apenas John e Paul (George estava na Grécia, e Ringo participando do filme The Magic Christian). A canção entrou na reedição mas não tem a ver com o conceito do álbum. Foi numa época em que John Lennon pensava música como jornalismo. O que lhe acontecia de importante queria imediatamente que chegasse ao público em disco. O grupo continuava em rota de colisão. No meio da música, John sola na guitarra, e diz para Paul, que tocava bateria: “Mais rápido, Ringo”. E Paul completa: “Ok, George”. Perguntado sobre ter ficado fora da música, lançada como dos Beatles, George foi curto e grosso: “Não me importo, não tem nada a ver comigo. Se fosse The Ballad of John, George e Yoko, eu estaria lá”.

Também na reedição está o lado B de A Balada de John e Yoko, esta mais no clima de Abbey Road, a pouco lembrada Old Brown Shoes, de George Harrison, que remonta às sessões que deram em Let it Be, ultimo título na discografia dos Beatles enquanto a banda, pelo menos, oficialmente existia, mas gravado antes de Abbey Road. The Ballad of John and Yoko foi a última canção dos Beatles a chegar ao primeiro lugar nas paradas britânicas, tirando Get Back da posição.

Come and Get It, de Paul McCartney foi gravada também entre sessões de Abbey Road, uma demo para o Badfinger, contratado da Apple. A demo (já conhecida do Anthology 3, de 1996), tem Paul tocando piano, bateria e percussão. John Lennon quase que se limita a gravar apenas suas próprias músicas. Devido a um acidente de carro, na Escócia, foi hospitalizado, e não está nas sessões iniciais de Golden Slumbers/Carry That Weight, nem Here Comes the Sun.

Um dos engenheiros de som, John Kurlander comentou (num dos livros da série And the Band Begins to Play, que as sessões só corriam na paz quando os quatro não estavam juntos. John mandou colocar uma cama no estúdio para Yoko Ono, que se recuperava do acidente na Escócia. E aí incomodou todo mundo, inclusive técnicos da EMI. As intermináveis sessões de Maxwell’s Silver Hammer irritaram até o pacato Ringo Starr,que a considera a pior faixa já gravada pelos Beatles. A letra ininteligível da canção foi inspirada na peça Ubu Roi, de Alfred Jarry, de 1896.

George Harrison e Paul unem forças. George introduz no álbum a nova sonoridade do sintetizador Moog uma das primeiras utilizações do instrumento na música pop. O Moog está em I Want You (She’s So Heavy), Maxwell’s Silver Hammer, Here Comes The Sun, e Because. Com algumas quedas de braço, no meio do caminho, o distanciamento de John Lennon, que começara o projeto paralelo Plastic Ono Band, que quase esteve no festival de Woodstock. A produção queria os Beatles, John Lennon disse aos produtores que a banda não seria possível, mas poderia tocar com seu novo grupo. Não chegaram a um acordo.

PARA OS FANÁTICOS

Nos dois discos extras, com 23 faixas, tem guloseimas para beatlemaníacos, ou para os que estão apenas interessados no desenvolvimento das canções. Entre fotografias, manuscritos de letras, a caixa contém arranjos escritos por George Martin.

No dia 20 de agosto, John, Paul George e Ringo encontraram-se pela última vez nos estúdios da EMI, rebatizado de Abbey Road, por causa do álbum. Foram definir a sequência das músicas no disco, que disputa com Revolver e Sgt. Pepper’s o pódio como melhor trabalho do grupo. Tem momentos realmente memoráveis, e atemporais. Um lado é mais convencional, de grandes canções, o segundo mais inventivo, com os meddleys, a faixa oculta, não listada, Her Majesty.

A mixagem, de Geoff Emerick, levou um Grammy. Nele está Something, de George, a única canção do grupo, que compete com Yesterday em quantidade de regravações. Foi o único disco dos Beatles gravado em oito canais, e com uma nova mesa, na EMI, com saída para 19 microfones. A melhor tecnologia da época.

A disposição das faixas, e timing perfeito do final do álbum, com The End, que traz o epitáfio do quarteto, nos versos: “E no final, o amor que você recebe/ é igual ao amor que você dá”. Resta saber o que a Apple Records aprontará, em 2020, para o cinquentenário de Let it Be, oficialmente, o último disco dos Beatles. Material não falta. Entre tapas e beijos, o quarteto deixou 90 horas de gravações.

Últimas notícias