Festival de Coco

Mãe Beth celebra Dia da Consciência Negra com Festival de Coco

A sexta edição do evento conta com mais de dez atrações musicais, além de intervenções artísticas

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 16/11/2019 às 16:45
Reprodução do Instagram
A sexta edição do evento conta com mais de dez atrações musicais, além de intervenções artísticas - FOTO: Reprodução do Instagram
Leitura:

O Festival Coco de Roda Zumbi acontece dia 20 de novembro, próxima quarta-feira. O Festival celebra o Dia da Consciência Negra e integra uma série de atividades ao longo do mês para reverenciar questões fundamentais à população afro-descendente. Em sua sexta edição, o evento gratuito será realizado no Centro Cultural do Coco de Umbigada, Rua João de Lima, Guadalupe, em Olinda. O evento acontece das 16h às 23h30 e é organizada pelo Coco de Umbigada, localizado no Ilê Axé Okun Karê, terreiro de matriz afro-indígena.

A celebração tem início às 16h com um cortejo que sairá da Praça do Carmo sob o comando Mãe Beth, líder do Ilê Axé Okun Karê. Às 18h começam os shows em frente ao Terreiro. As atrações já confirmadas são o Afoxé Babá Orixalá Funfun, Mestre Zeca do Rolete, Gilú Amaral, Maracatu Estrela Brilhante do Recife, Coco de Umbigada, Valdir Afonjah e Banda, Coco das Mulheres, e  a banda Bongar,  além do Coco da Umbigada e Dona Glorinha do Coco. Nos intervalos entre os shows, o público poderá conferir o som do Dj M.K. e intervenções artísticas feitas pela poetisa Joy Thamires.

Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra foi criado em 2003 e serve para provocar reflexões sobre a situação da população afrodescendente na sociedade brasileira. O dia 20 de novembro carrega uma simbologia muito forte, e é marcado pelo assassinato de Zumbi, líder do maior quilombo registrado na história brasileira, em Palmares.

A data serve para celebrar esse e outros heróis negros da história nacional - além do próprio Zumbi dos Palmares, Dandara, Luiz Mahin, Carolina de jesus, André Rebouças, Cruz e Souza, Abdias Nascimento, entre muitos outros.

Ao longo de todo o mês de Novembro, diversos eventos relembram as questões relacionadas ao preconceito racial, racismo religioso e exclusões através de debates, lançamentos de livros, passeatas e celebrações como a que o Coco da Umbigada realiza.

Confira a programação do evento:

16h – Cortejo Afoxé Babá Orixalá Funfun – saindo da Praça do Carmo até o Ilê Axé Oxum Kare – Terreiro da Umbigada

18h – Shows

Abertura com Mãe Beth de Oxum

Gilú Amaral

Coco das Mulheres

Dona Glorinha do Coco

Mestre Zeca do Rolete

Maracatu Estrela Brilhante do Recife

Bongar

Coco de Umbigada

Valdir Afonjah

Nos intervalos DJ M.K e Intervenção Poética com Joy Thamires.

Últimas notícias