Iniciativa

Edital Natura Musical 2020 revela os seus contemplados

Ação cultural da empresa de cosméticos abraça 41 artistas, bandas e projetos, selecionados entre mais de dois mil inscritos

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 25/11/2019 às 5:00
Foto: Patrícia Lino/Divulgação
Ação cultural da empresa de cosméticos abraça 41 artistas, bandas e projetos, selecionados entre mais de dois mil inscritos - FOTO: Foto: Patrícia Lino/Divulgação
Leitura:

O edital Natura Musical anuncia nesta segunda-feira (25), em São Paulo, os 41 novos artistas, bandas e projetos de fomento à cena que serão patrocinados pela plataforma em 2020. Entre as propostas apoiadas pela iniciativa cultural da empresa de cosméticos, estão a gravação de discos, turnês nacionais, fomento a casas de cultura, projetos de educação musical e documentação de cenas locais.

“Os novos selecionados falam de lugares e vivências muito diferentes, e vão representar espaços de conexão emocional com muita gente”, afirma Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura. “O futuro que queremos construir é coletivo. Ele passa por momentos de tensão, mas com a música somos capazes de chegar num lugar de unidade, respeitando a diversidade. Esses artistas, bandas e projetos de fomento trazem a mensagem de que o futuro pode ser mais bonito com a música e com envolvimento de cada um de nós”, completa.

Entre os nomes nacionais contemplados no edital, um dos mais fortes é o da cantora carioca Elza Soares, que terá a turnê do disco recém-lançado Planeta Fome (Deck, 2019), que também vai virar DVD, bancados pela iniciativa. Outro artista que terá sua turnê abraçada pelo edital é o rapper Emicida, que vai circular com o show do álbum AmarElo (Sony Music, 2019), acompanhado de vídeos dos bastidores de shows e workshops que fez com jovens artistas em comunidades carentes.

A cantora Letrux também foi aprovada para preparar seu segundo disco, que virá acompanhado de um minidocumentário. E ainda no campo musical, o canal do YouTube Papo de Música, da jornalista Fabiane Pereira, criado em 2018 com entrevistas descontraídas com artistas, circulará pelas cinco regiões do País.

Representando os veteranos, o multi-instrumentista João Donato vai preparar um novo álbum com inéditas pelo selo e, ao 98 anos, o sambista Clementino Rodrigues, conhecido como Riachão, lançará o disco Se Deus Quiser Eu Vou Chegar Aos 100.

O pianista Amaro Freitas foi selecionado para representar a música instrumental brasileira, mesclando ritmos nordestinos ao jazz. E, no pop, Russo Passapusso, da banda BaianaSystem, Antônio Carlos e Jocafi vão se juntar para lançar o disco Alto da Maravilha.

Incluindo o norte do País, o paraense Antônio de Oliveira está entre os artistas que dão visibilidade às causas LGBTQ+. Assim como Bemti e o Coletivo Afrobapho, que realizará um evento colocando em pauta questões como gêneros, sexualidades e intersecção de raça.

INICIATIVA

Os 41 projetos foram selecionados entre 2.647 inscritos por meio da curadoria de 22 profissionais do mercado da música, em um processo que durou dois meses. Em 2020, o Natura Musical oferecerá R$ 5,4 milhões em patrocínio. O programa tem o apoio das leis de incentivo à cultura nacional, da Bahia, de Minas Gerais, do Pará e Rio Grande do Sul.

Últimas notícias