Disco

Pedro Luis e Batman Zavareze foram além do discoMacro

Em Macro eles passaram um mês em experiências

JOSÉ TELES
Cadastrado por
JOSÉ TELES
Publicado em 27/12/2019 às 7:59
Foto: Eliza Mendes/Divulgação
Em Macro eles passaram um mês em experiências - FOTO: Foto: Eliza Mendes/Divulgação
Leitura:

Macro, disco que Pedro Luis lançou com o artista plástico Batman Zavareze, tem 13 faixas inéditas, a maioria com parceiros: Ivan Santos, Yuri Queiroga, Lucky Luciano, Bianca Ramoneda, Wanessa da Mata, Roberta Sá e Russo Passapusso. Aparentemente, é um lançamento convencional de Pedro Luís, em carreira solo desde 2010, quando o grupo A Parede, que ele liderava, deu uma parada. O terceiro trabalho dele desde o disco Tempo de Menino, de 2011 (afora este, o DVD Aposto, em 2014).

O “aparentemente”, porque Macro é o resultado de quase um mês de ocupação (de 21 de maio a 14 de junho) no Lab Oi Futuro, no Flamengo, Zona Sul, do Rio, com produção de Yuri Queiroga e a criação da obra em progresso acompanhada pelos internautas nas redes sociais. Enquanto Macro pode ser escutado como qualquer disco físico (CD e vinil) ou nas plataformas digitais, uma relativamente nova ferramenta, o QR Code, transfere o ouvinte para outras dimensões da obra:

 “Tudo ali se sustenta em várias janelas. Pelo QR Code no vinil, se chega à experiências que resultaram desta imersão minha e de Batman. Dá acesso a informações, vídeo clipes, realidades aumentadas. O disco pode ser escutado sem passar por estas experiências, é o isolamento de uma das peças do projeto, que tem, por exemplo, um Diário do Residente”, comenta Pedro Luís.

No Diário, Batman Zavareze esclarece: “ A gente tinha alguns caminhos mas nenhuma certeza”, o que se pretendia era um disco e um show. Uma ideia despertava outra, juntando elementos diversos, música, imagem, o real e o virtual. O parceiro de Pedro Luis neste show-experiência é dono de um extenso currículo e assinou o tratamento o visual da turnê dos Tribalistas em 2018, mas eles já se conhecem de longas datas:

“Conheço Zavareze desde que era fotógrafo da MTV, ele trabalhou com o Monobloco, com Los Hermanos. A ideia básica era, durante a imersão, revelar o processo de criação, a que as pessoas normalmente não têm acesso. Mostrar tantos os acertos, quantos os erros, as coisa menos glamurosas, expor as entranhas da criatividade. Nada assim tão inédito, mas do nosso jeito”, explica Pedro.

 CONVIDADOS

 Novos e velhos amigos entraram nesta experiência musical de Pedro Luis e Batman Zavareze. Um dos mais antigos é Ney Matogrosso, que já fez uma turnê nacional com Pedro Luis e A Parede. Ney canta Prego na Parede, a última das composições feitas para o disco. Ele aceitou o convite embora, assim, como os outros convidados, não tenha entendido de imediato do que se tratava exatamente o projeto.

A bem da verdade, nem Pedro nem Batman também tinham muita certeza de onde, ou como, chegariam. E chegou-se ao baiano Russo Passapusso, parceiro em TV Caô, por um acaso: “A gente se conheceu há alguns anos, uma amiga comum me apresentou à música de Russo. Um dia fui fazer o circuito do Caixa Cultural, e em cada lugar convidava alguém para participar. Em Salvador convidei o Russo, a gente teve uma conversa boa sobre composição, música. Depois vi alguns shows do Baiana, fiquei amigo do Beto, que toca cavaquinho no grupo. Russo me mandou uma mensagem por Whatsapp, a primeira parte de uma música, eu fiz a segunda. A conversa que se escuta no começo da faixa é o que ele fala na mensagem.

 Os outros convidados são a cantora Bianca Ramoneda (parceira em Dados/Lance), Rubel em Na Contramão e Jade Baraldo, em Faz Um Carnaval Comigo. Todos também participaram do show de Macro, realizado em 20 de novembro, no Teatro Oi Casa Grande, no Rio de Janeiro. Participações virtuais, em voz e imagens : “O show era a entrega do projeto, a experiência levada ao palco. A gente temia que alguma coisa desse errado, e deu”. Resta saber como o show poderá ser levado a outros estados, sem deixar de ser uma experiência. Mesmo que não dê certo, com esta ótima coleção de canções, Pedro Luis e Yuri Queiroga podem segurar seguram a onda em um show à moda antiga

Últimas notícias