FEMINISMO

"Muito orgulhosa de representar Pernambuco", diz Gretchen sobre campanha contra o assédio no Carnaval 2020

Gretchen foi convidada pela Prefeitura do Recife para protagonizar campanha do Pequeno Manual Prático de Como Não Ser um Babaca no Carnaval. Saiba mais sobre os bastidores do clipe

Valentine Herold
Cadastrado por
Valentine Herold
Publicado em 14/02/2020 às 17:27
Foto: Téta Barbosa/ Divulgação
Gretchen foi convidada pela Prefeitura do Recife para protagonizar campanha do Pequeno Manual Prático de Como Não Ser um Babaca no Carnaval. Saiba mais sobre os bastidores do clipe - FOTO: Foto: Téta Barbosa/ Divulgação
Leitura:

A braba foi lançada e não tem mais volta. Mulheres carnavalescas, uni-vos! Quem diria que a trilha sonora de um movimento recifense, que trata de um tema tão sério quanto o assédio, seria um mescla de brega-funk protagonizado por Gretchen, trazendo diversão mas sem anular a importância do tema?

A cantora carioca – que há muitos anos se considera também pernambucana – é a estrela da campanha 2020 do Pequeno Manual Prático de Como Não Ser um Babaca no Carnaval, da Prefeitura do Recife (PCR). O clipe da música foi lançado na última quinta-feira e, como qualquer produção que envolva a rainha da internet, vem dando o que falar nas redes sociais.

Sucesso no Twitter, plataforma que não passa um dia sem gerar memes de Gretchen, a música que tem como refrão os versos “lança tua braba, mulher, e faz o que quiser”, traz muitas referência do maior hit da artista, Conga La Conga, e foi gravada em locações do tipo cartão-postal da capital pernambucana. Um passeio de barco pelo Capibaribe, o Marco Zero, a Rua do Bom Jesus, o Paço do Frevo e o Cais do Sertão são os cenários do vídeo cuja equipe técnica tem em sua imensa maioria profissionais mulheres.

O discurso se alinhou com a prática e essa iniciativa agradou muito à própria Gretchen, que sempre se posicionou publicamente contra o machismo, homofobia e a favor da igualdade de gênero. "Quando recebi o convite, primeiro fiquei surpresa, eu ainda estava na França. Mas também foi logo um orgulho muito grande, todo mundo sabe do meu amor por Pernambuco, então fiquei muito orgulhosa de poder representar esse Estado para todo o Brasil e de ter a chance de participar de uma campanha tão importante", conta Gretchen. "O vídeo é muito para cima. A equipe toda feminina, o que é maravilhoso! Todas as profissionais muito empenhadas e incríveis."

Segundo a gerente geral de Presença Digital da PCR, Ana Braga, essa preocupação em ressaltar a participação feminina na equipe técnica se desenhou assim que começou a pensar a campanha. "Queríamos também que a mulher que fosse protagonizar a campanha tivesse não apenas uma relação com a cidade, mas que também vivesse na prática o discurso do feminismo. Gretchen é tudo isso! A letra da música também teve sua participação", ressalta. "Outra questão que nos é muito cara é de incorporar em toda a linguagem gírias típicas do recifenses, daí o nome ‘a braba tá lançada’, que vem das ruas."

Bastidores da campanha

Este é o quinto ano do Pequeno Manual Prático de Como Não Ser um Babaca no Carnaval. Inicialmente o projeto nasceu como um panfleto impresso e, logo na segunda edição, foi adaptado ao formato digital, ganhando as redes sociais. No Carnaval de 2019, a PCR decidiu lançar também um clipe, formato que funcionou ainda melhor em termos de compartilhamentos e alcance da campanha.

"Eu mesma já fui vítima de violência doméstica e sei da importância de falar sobre isso. Infelizmente, o assédio sempre existiu, mas agora estamos denunciando mais", relembrou Gretchen. "E no Carnaval parece que os homens se acham ainda mais no direito do corpo da mulher, então temos que falar sobre isso sempre."

As gravações ocorreram em dois dias, sendo o primeiro no estúdio para o som e o segundo dedicado inteiramente à filmagem do clipe. "Começamos às 4h30 da manhã e fomos até às 17h. Foi muito intenso", pontua a diretora do vídeo, Téta Barbosa. 'Queríamos que o clipe tivesse a identidade de Gretchen, por isso estudamos seus outros clipes e trouxemos referências estéticas, principalmente com as luzes."

A campanha conta ainda com uma etapa de rua, que acontece no próximo dia 20 de fevereiro, na Praça do Arsenal, com o bloco Nem Com Uma Flor, que vai contar com a presença da cantora.

Últimas notícias