Memória

Chico Anysio, o maior humorista do Brasil

Artista nasceu na pequena cidade de Maranguape, no Ceará e, aos 6 anos, rumou com a família para o Rio de Janeiro, lugar onde o pequeno Chico cresceu e desenvolveu seu talento para o humor

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 23/03/2012 às 15:35
foto: Agência Brasil (arquivo)
Artista nasceu na pequena cidade de Maranguape, no Ceará e, aos 6 anos, rumou com a família para o Rio de Janeiro, lugar onde o pequeno Chico cresceu e desenvolveu seu talento para o humor - FOTO: foto: Agência Brasil (arquivo)
Leitura:

Criador e intérprete de mais de 200 personagens, o humorista Chico Anysio - que faleceu nesta sexta-feira (23), vítima de complicações nos sistemas renal e respiratório - teve uma longa e inesquecível carreira de sucesso pelo País afora. Alberto Roberto, professor Raymundo, Salomé, Pantaleão, Bento Carneiro, Tim Tones, Véio Zuza, Coalhada... A lista é extensa, e o público recorda da maioria com muito carinho. As várias facetas do humorista, nascido no Ceará e criado no Rio de Janeiro, fizeram dele um verdadeiro gênio do humor brasileiro.

Veja, abaixo, a relação dos personagens criados por Chico Anysio:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_personagens_criados_por_Chico_Anysio

 



CARREIRA - Chico Anysio de Oliveira Paula Filho nasceu no município de Maranguape, no Ceará, no dia 12 de abril de 1931. Aos 6 anos, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro. Iniciou a carreira profissional no rádio, na Rádio Guanabara, onde foi radioator, comentarista de futebol, entre outras funções. Na década de 1950, participou do programa Papel Carbono de Renato Murce e trabalhou nas rádios Mayrink Veiga, Clube de Pernambuco e Clube do Brasil. Nas chanchadas da década de 50, Chico passou a escrever diálogos e, eventualmente, atuava como ator em filmes da Atlântida Cinematográfica.

Na TV Rio, estreou em 1957 o Noite de Gala. Em 1959, estreou o programa Só Tem Tantã, lançado por Joaquim Silvério de Castro Barbosa, mais tarde chamado de Chico Total. Além de escrever e interpretar seus próprios textos
no rádio, televisão e cinema, sempre conhecido por ter humor fino e inteligente, Chico ainda enveredou pelo jornalismo esportivo, teatro,  pela literatura e pintura, além de ter composto e gravado algumas canções.


Chico Anysio trabalhou ao lado, ou mesmo dirigindo, os maiores nomes do humor brasileiro no rádio ou na televisão, como: Paulo Gracindo, Grande Otelo, Costinha, Walter D'Ávila, Jô Soares, Renato Corte Real, Agildo
Ribeiro, Ivon Curi, entre muitos outros brilhantes humoristas.

Desde 1968 estava  ligado a Rede Globo, onde conseguiu o status de estrela num cast que contava com os artistas mais famosos do Brasil; e graças também a relação de mútua admiração e respeito que estabeleceu com o executivo Boni. Após a saída de Boni da Globo nos anos 90, Chico perdeu paulatinamente espaço na programação, situação agravada em 1996 por um acidente em que fraturou a mandíbula. Em 2005, fez uma participação no Sítio do Picapau Amarelo, onde interpretava o Dr. Saraiva e, recentemente, participou da novela Sinhá Moça, na Rede Globo. Em 2009, o humorista voltou ao programa Zorra Total para reviver o personagem Vampiro Brasileiro.

FAMÍLIA - Chico Anysio teve oito filhos. Do casamento com a atriz e comediante Nancy Wanderley nasceu Lug de Paula, que também seguiu carreira de ator. Depois, vieram o também comediante Nizo Neto e do diretor de imagem Rico Rondelli, da união com a atriz e vedete Rose Rondelli. Teve ainda André Lucas, filho adotivo de Chico, e o DJ Cícero Chaves, da relação com Regina Chaves. Com a ex-modelo e atriz Alcione Mazzeo, teve Bruno Mazzeo e mais tarde teve mais dois filhos com a ex-ministra Zélia Cardoso de Mello, Rodrigo e Vitória. Atualmente, Chico estava casado com a empresária Malga Di Paula.

O humorista era irmão da também atriz Lupe Gigliotti - com quem já contracenou em vários trabalhos na televisão; do cineasta Zelito Viana; e do industrial, compositor e ex-produtor de rádio Elano de Paula. Também é tio do ator Marcos Palmeira.

Últimas notícias