#Procultura

Seminário apresentará mudanças na Lei Rouanet sobre patrocínio

Evento realizado em São Paulo, no dia 19 de maio, reunirá agentes do setor cultural para discutir os rumos do projeto de lei sobre o financiamento à cultura

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 07/05/2012 às 12:02
Leitura:

Direcionado para todos que atuam na área de cultura no Brasil e que serão impactados com os novos rumos da nova legislação que revogará a Lei Rouanet, o Seminário #Procultura será realizado no dia 19 de maio, no auditório principal da  Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp) em São Paulo. "Trata-se de uma oportunidade para entender as mudanças propostas pelo governo e parlamentares, além de debater suas implicações na produção cultural brasileira", diz o consultor Leonardo Brant, sócio da Brant Associados e idealizador do evento.

O seminário contará com palestras, depoimentos e análises do projeto de lei que tramita no Congresso e tem como objetivo ampliar a visão sobre as necessidades e demandas dos produtores de cultura e da sociedade brasileira em relação ao principal mecanismo de financiamento do país. Também serão discutidas alternativas para o desenvolvimento do setor e da consolidação da classe criativa.

"O momento é propício para a discussão. O grande boom da indústria do entretenimento, os novos padrões de produção, troca e uso decorrentes da convergência digital, o crescimento econômico e a inserção de classes emergentes no consumo e no mercado produtor de cultura, são alguns sinais de mudança de cenário que merecem destaque nas políticas culturais, sobretudo no sistema de financiamento público em sua interação com as empresas privadas, tanto as financiadoras quanto as empreendedoras”, diz Brant.

O público poderá participar mandando perguntas e comentários para hastag #Procultura, via Tweeter.

 

Programação

9h às 9h30 - Abertura: Leonardo Brant – Desafios para o financiamento à cultura no Brasil – O novo cenário da cultura brasileira e a necessidade de ampliar e aprofundar o debate sobre financiamento.
9h30 às 10h30 - Palestra: Henilton Menezes – A construção do Procultura – A nova Lei Rouanet, seus caminhos e descaminhos.
10h30 às 11h - Intervalo
11h às 13h - Aquário: debate interativo, com presença de José Luiz Herencia, Leonardo Brant e Henilton Menezes – Participação do público no palco e interavidade no telão, pela hashtag #Procultura.
13h às 14h30 - Almoço
14h30 às 16h30 - Palestra: Fábio de Sá Cesnik – Procultura na íntegra – O novo texto da Lei comentado por Marta Porto e Vitor Ortiz (a confirmar).
16h30 às 17h - Intervalo
17h às 19h - Depoimentos – Todos os lados da discussão em manifestações de até 5 minutos, para ser gravado e disponibilizado no canal do Cultura e Mercado no YouTube.

 

Últimas notícias