TEATRO

Oficinas gratuitas no Festival de Teatro do Agreste (Feteag)

O Festival aocntece entre os dias 15 e 25 deste mês, em Caruaru

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 02/10/2014 às 10:45
Foto: Dafne
O Festival aocntece entre os dias 15 e 25 deste mês, em Caruaru - FOTO: Foto: Dafne
Leitura:

Estão abertas inscrições para oficinas que acontecem no 24° Festival de Teatro do Agreste (Feteag), entre os dias 15 e 25 de outubro, na cidade de Caruaru. O olhar encena (16 a 18/10) e O mundo refletido numa gota d'água (20 a 23/10)  são as duas oficinas gratuitas oferecidas pelo Feteag. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira (10) pelo endereço www.feateag.com.br

A primeira delas tem à frente a fotógrafa Renata Pires e se volta para os adeptos de fotografia para espetáculos - amadores ou profissionais - e se realiza no Teatro Lício Neves. Já a segunda é ministrada pela atriz e dançarina israelita Yael Karavan e tem o foco em atores, bailarinos e performers e acontece no Sesc Caruaru.

O Festival de Teatro do Agreste foi idealizado por Fabio Pascoal e Chico Neto que, inspirados nos ideais de Pascoal Carlos Magno, buscavam disseminar o estudo e a pratica do teatro no meio estudantil, expandindo as ações de formação e sensibilização para as artes, desenvolvidas pelo TEA – Teatro Experimental de Arte, grupo fundado em 1962 pelo casal Argemiro Pascoal e Arary Marrocos, considerado hoje Ponto de Cultura e Patrimônio Vivo do Estado.    

A primeira edição do Feteag aconteceu em 1981, no antigo auditório do SESC Caruaru, contando a participação de quatro grupos estudantis da Cidade e com apoio do INACEM - Instituto Nacional de Artes Cênicas. Durante os dois primeiros anos o Feteag manteve o perfil estritamente estudantil mas logo grupos não-estudantis passaram a frequentar o Festival. Decorrendo, três anos depois, na abertura da grade para receber grupos amadores da Região, passando a se chamar Festival de Teatro Estudantil e Amador do Agreste.

A 24ª edição deste ano do FETEAG ocupa os palcos dos Teatros Rui Limeira Rosal/SESC e João Lyra Filho, e tem como tema Ao olhar delas - a poética feminina em cena. A abertura oficial acontece na Academia Caruaruense de Cultura Ciências e Letras (ACACCIL) na quarta-feira (15), com uma mesa de debate sobre o tema. 

No total são 25 apresentações, sendo quinze delas da Mostra Profissional e as demais da Mostra Estudantil, além deduas oficinas de formação. Todas as sessões são gratuitas e abertas ao publico.

 

 

Últimas notícias