IMAGEM

Fotografia, mídia e poder são temas do Mesa7

Encontro, promovido pelo coletivo 7Fotografia no Museu da Cidade do Recife, tem convidados como o Mídia Ninja e a professora Lúcia Santaella

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 21/11/2014 às 8:44
Hélia Scheppa/Divulgação
Encontro, promovido pelo coletivo 7Fotografia no Museu da Cidade do Recife, tem convidados como o Mídia Ninja e a professora Lúcia Santaella - FOTO: Hélia Scheppa/Divulgação
Leitura:

O tema da quarta edição do Mesa7 é "Falha no sistema: Fotografia, mídia e poder". Como parte da programação deste projeto do coletivo 7Fotografia são promovidos, nesta sexta-feira (21/11), no Museu da Cidade do Recife, um debate, a projeção dos trabalhos selecionados previamente por uma convocatória e uma edição do projeto FotoEscambo. 

"A ideia é dialogar com o público sobre a construção visual contemporânea, a partir de atuações, ações e pessoas que encontraram ou criaram alternativas ao sistema, e, a partir dessas brechas, plantaram novos caminhos, desestabilizaram a ordem, subvertendo o 'modus operandi' da mídia tradicional", afirmam as fotógrafas do grupo pernambucano no texto de apresentação do Mesa7, que é patrocinado pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura).

Para participar do projeto FotoEscambo, coordenado pelo fotógrafo Hans Georg (RS), é preciso se inscrever no início da noite (veja as instruções). As trocas são realizadas após o debate, que tem como convidados o fotógrafo Felipe Peçanha (da Mídia Ninja), a professora Lucia Santaella (da PUC-SP) e o professor José Afonso Jr. (UFPE), que será o mediador. Entre os temas estão a Primavera Árabe, os movimentos Occupy, o Ocupe Estelita e as manifestações que ocorreram no Brasil em junho.

Os trabalhos selecionados para a projeção deste ano são: Disculpá las molestias, do Colectivo M.A.f.I.A.;  Heróis, de Javier Di Benedictis; Houvera, há, de Nathália Queiroz; O peso da fumaça, de Leo Caobelli; Labirinto invisível, de Marcus Laranjeira; Mareo 2, de LimaFotoLibre; e En duro, de Marcelo Soares. 

Também fazem parte da programação do Mesa7 oficinas com as fotógrafas Ana Lira, Bella Valle e Val Lima. Os encontros começam na próxima segunda-feira (24/11) e o prazo de inscrição já foi encerrado. No próximo sábado (6/12), as atividades do 4º Mesa7 terminam com as leituras de portfólio e o lançamento do livro Voto, de Ana Lira.

Confira a programação desta sexta-feira (21/11):

18h até 20h – Inscrições para o FotoEscambo
20h até 21h30 – Bate-papo com os convidados: Felipe Peçanha (Mídia Ninja/RJ), Lúcia Santaella (SP) e José Afonso Jr.
21h30 até 22h – Projeção de fotografias
22h até 0h – Troca de fotos do FotoEscambo

Últimas notícias