CULTURA POPULAR

Cavalo-Marinho e Maracatus são novos Patrimônios Imateriais do Brasil

Os três foram escolhidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 03/12/2014 às 15:40
Alexandre Belém/Divulgação
Os três foram escolhidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) - FOTO: Alexandre Belém/Divulgação
Leitura:

O Cavalo-Marinho entrou na lista de patrimônios culturais do Brasil na tarde desta quarta-feira (3/12). A proposta foi aprovada pelo Conselho Consultivo do Patrimônio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). No mesmo dia, pela manhã, também foram aprovadas por unanimidade as candidaturas dos maracatus Nação e Rural. As três propostas foram enviadas pela Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco.

O Conselho Consultivo do Patrimônio é formado por especialistas de diversas áreas - são 23 conselheiros, que representam instituições como a Associação Brasileira de Antropologia (ABA), e 13 representantes da sociedade civil. Ainda como parte da 77ª reunião do Conselho será analisado o registro como Patrimônio Cultural da Tava Miri dos M’bya Guaranis, do Sitio São Miguel das Missões (RS). A Coleção Geyer, do Museu Imperial de Petrópolis (RJ), o Acervo do Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte (MG) e o Terreiro Zogbodo Male Bogun Seja, de Cachoeira (BA), também podem ser tombados.

 

 

 

Últimas notícias