CARNAVAL

Garanhuns Jazz Festival em sua edição mais requintada

Billy Cobhan, uma lenda do jazz será uma das atrações do GJF

JOSÉ TELES
Cadastrado por
JOSÉ TELES
Publicado em 09/01/2015 às 8:36
Leitura:

Apenas a presença de Billy Cobhan, um dos maiores nomes da bateria no jazz, já é atrativo para se conferir o 8º Garanhuns Jazz Festival, que acontece de 14 a 17 de fevereiro, em Garanhuns, a 231km do Recife. Ontem, o prefeito Izaías Régis e o produtor Giovanni Papaléo anunciaram as atrações que

devem fazer parte da programação em 2015, uma das melhores da história do evento ­ faltam apenas detalhes burocráticos. A guitarrista americana Jennifer Batten, por exemplo, é um dos principais nomes femininos da guitarra, e com um currículo à altura. Tocou dez anos com Michael Jackson e fez parte do grupo do lendário guitarrista inglês Jeff Beck. Jennifer apresenta­se na já tradicional Noite das Guitarras no GJF, com Igor Prado (SP), Lancaster (MG), e Ricardo Lopes (AL).

Outras presenças importantes: o veterano soulman Willie Walker, do elenco da Chess Records, de Chicago, e Demetria Taylor (filha de um dos grandes do blues, Eddie Taylor, que tocava com Jimmy Reed, uma das influências dos Rolling Stones). E ainda, o organista austríaco Raphael Wressnig (que vem tocando com Igor Prado) e John Macaluso, baterista americano, radicado na Itália, que integrou a banda do guitarrista Yngwie Malmsteen.

Nome que dispensa apresentações, Ivan Lins trará para Garanhuns o show que mostra nos festivais de jazz americanos e europeus. Ivan toca com o uruguaio Leonardo Amuedo. Também destaque nacional é o pianista e maestro Wagner Tiso, sócio­fundador do Clube da Esquina, que se apresenta no GJF com o argentino Victor Biglione, e uma referência em bateria no Brasil, o carioca Carlos Bala. Por fim, mas não menos importante, os jovens guitarristas Tico Santa Cruz (Detonautas) e Beto Lee. A dupla chega a Garanhuns com o projeto paralelo O Rebu, prometendo uma homenagem ao guitarrista Celso Blues Boy (1956­ 2012).

Responsável por popularizar o jazz fusion, com o antológico álbum Spectrum (1973), Billy Cobhan gravou com Miles Davis o seminal disco Bitches brew, e foi da Mahavishnu Orchestra, com John McLaughlin. Cobhan participará de um workshop, e em sua apresentação, será acompanhado por um timaço formado por John Macaluso, André Togni, os guitarristas Lancaster e Ricardo Lopes e o gaitista Jefferson Gonçalves.

link para a página do Garanhuns Jazz Festival 2015:

https://www.garanhunsjazz.com.br/

https://www.garanhuns.pe.gov.br/

Últimas notícias