POPULARIDADE

Refrões e memes como inspiração no Carnaval

Músicas que viraram hits podem ser referências para criação de fantasias e camisetas. Por outro lado, o Carnaval também é mote para páginas de humor na internet

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 07/02/2015 às 6:03
Bobby Fabisack/JC Imagem
Músicas que viraram hits podem ser referências para criação de fantasias e camisetas. Por outro lado, o Carnaval também é mote para páginas de humor na internet - FOTO: Bobby Fabisack/JC Imagem
Leitura:

Em todos os anos, algumas músicas despontam como as mais populares entre os foliões no quesito inspiração. Delas podem sair o personagem que será transformado em fantasias ou as frases que serão escutadas inúmeras vezes durante as festas. Para quem não pretende compor algo mais elaborado com roupas diferentes e adereços, uma opção costuma ser optar pela simplicidade das camisetas. Por isso, especialmente no comércio do Centro do Recife, elas aparecem entre fantasias de personagens infantis do momento, como os de Frozen e Peppa Pig, e das mais populares para o público adulto, como palhaços, marinheiros e super-heróis.

Em uma das lojas, ao lado do Pátio de São Pedro, a camisa mais vendida até agora, segundo as vendedoras, é a que traz o refrão do funk Parara Tibum. A MC Tati Zaqui usa a melodia da trilha de Branca de Neve e os sete anões, com uma letra bem diferente. A música apareceu em shows de Anitta e Aviões do Forró e também é popularizada pelo compartilhamento de vídeos com pessoas dançando. Caminho semelhante ao da música Muriçoca, do Rei da Cacimbinha. Todas as camisetas custam R$ 15.

Outra letra que virou estampa é a de Gelo na balada. Muito tocadas em 2014, Beijinho no ombro e Eu sou a diva que você quer copiar, ambas de Valesca Popozuda, também renderam camisetas. Outra que estourou no ano passado, Porque homem não chora, de Pablo, inspirou peças como a que sugere um personagem, O Sofrência, ou a estampa de um "kit sofrência" idealizada pela Mega Transfer. Na loja de Boa Viagem, cada camisa sai por R$ 24,99. O mesmo vale para as peças que remetem a dois bordões criados pelo paraibano Gil Prada: "Juliana está desmaiada" e "Meu óculos, ninguém sai".

Se os virais inspiram os foliões, as situações experimentadas por eles no Carnaval pernambucano também são uma fonte para perfis de humor em sites e redes sociais. As músicas, as fantasias, os perrengues para chegar ao lugar da festa, os problemas na divulgação da programação oficial, tudo pode virar alvo dos comentários, alguns com tom crítico.

No Madonna no Carnaval, criado em 2015, "a rainha do pop revela suas impressões carnavalescas na terra do frevo". Fotos da cantora são publicadas com frases como "3 por 1 Real Miga/Lá no Mercado de São José" e “Num tenho idade para aguentar jurubeba mais não".

Também surgiu neste ano a Índia do Aff (Facebook e Twitter), personagem feita a partir de uma figura da decoração de Carnaval da Prefeitura do Recife. Além de tecer críticas, ela brincou com a roupa da cantora Katy Perry no Super Bowl. O traje lembrava uma roupa de passista de frevo e a cantora estava em um cenário de praia, com dois tubarões. O conjunto inspirou brincadeiras e montagens na internet.

Últimas notícias