FESTA

Boi da Macuca promove cortejo junino nas ladeiras de Olinda

Prévia do tradicional São João da Macuca chega à Cidade Alta com apresentações de orquestra de frevo, sanfoneiro e bandas de forró

Alef Pontes
Cadastrado por
Alef Pontes
Publicado em 29/05/2015 às 5:41
Divulgação
Prévia do tradicional São João da Macuca chega à Cidade Alta com apresentações de orquestra de frevo, sanfoneiro e bandas de forró - FOTO: Divulgação
Leitura:

Há 26 anos movimentando o São João do município de Correntes, no Agreste do Estado, o tradicional Boi da Macuca decidiu brincar de uma forma inusitada este ano. Em vez de sanfoneiro, a festa vai ser comandada por uma orquestra de frevo, tocando músicas do ciclo junino, nas ladeiras de Olinda. Isso tudo acontece nesta sexta-feira (29), a partir das 20h, na prévia junina Arraial da Macuca.

“Quando a gente colocou sanfona no Carnaval criou-se uma forma diferente de fazer a folia. Como Olinda, um lugar que sempre primou por sua irreverência histórica, nos deu essa oportunidade de fazer a festa, nós presenteamos a cidade invertendo o processo”, conta Zé da Macuca, produtor e idealizador da brincadeira.

Agora, o cortejo do Boi da Macuca leva o Carnaval para os festejos juninos, subindo e descendo ladeira. “Mas não é Carnaval, é São João mesmo”, adverte Zé. A concentração acontece a partir das 20h, na frente da casa do sanfoneiro Benedito da Macuca (Rua do Amparo, 212), que ajudou a criar a brincadeira anarquista, e segue em direção ao Clube Atlântico de Olinda, com a Orquestra do Maestro Oséas, para encerrar no arraial com o forró de Benedito, Conjunto Bole-Bole e Quarteto Olinda.

“A festa vai até amanhecer o dia, pra pegar o sol com a mão ou até mesmo o mar”, brinca.

Confira a entrevista completa para a TV JC:

Últimas notícias