música

Orquestra Criança Cidadã grava DVD em Roma com solista japonesa

Concerto com a violinista Yoko Kubo será gravado em uma basílica romana

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 29/10/2015 às 10:15
Divulgação
Concerto com a violinista Yoko Kubo será gravado em uma basílica romana - FOTO: Divulgação
Leitura:

A Orquestra Criança Cidadã grava na próxima semana, num concerto na Basilica dei Santi Silvestro e Martino ai Monti, em Roma  o seu primeiro álbum no exterior. Um ano após ter se se apresentado para o papa Francisco, no Viticano, os músicos vão se apresentar mais uma vez tendo como solista a violinista japonesa Yoko Kubo, na quinta feira, dia 5, às 20h, com acesso aberto ao público.

O concerto Bach por Orquestra Criança Cidadã e Yoko Kubo contará com as três obras do compositor Johann Sebastian Bach para violino e orquestra. O registro de imagens do DVD será realizado no dia 5, durante o concerto na basílica. Para garantir a qualidade sonora do CD, a captação do áudio acontecerá dos dias 6 a 9 de novembro, em sessões particulares, explica o coordenador geral da OCC, juiz João Targino.

"O álbum vai oferecer uma performance inédita e diferenciada das peças do autor alemão. Para a Orquestra, a produção do CD/DVD, enquanto obra musicalmente significativa, demonstra o grau de profissionalismo alcançado pelos jovens músicos e servirá para atrair patrocinadores e apoiadores”, comenta Targino

Uma das mais importantes violinistas da atualidade Yoko Kubo é professora-chefe da seção de composição no curso de mestrado da Faculdade de Música de Osaka e professora visitante da Universidade de Paris-Sorbonne. De religião católica, ela foi convidada para ser a solista da Orquestra Criança Cidadã na apresentação para o Papa Francisco, estreitando a partir daí sua relação com os músicos e realizando um desejo seu de tocar em igrejas de Roma.

O convite partiu da fábrica de instrumentos de corda Bunkyo Gakki, maior do ramo no Japão, parceira do projeto social e já realizou doações de violinos e desenhos de instrumentos para a Escola de Formação de Luthier e Archetier da Orquestra.

O álbum Bach por Orquestra Criança Cidadã e Yoko Kubo terá 10 mil cópias. Serão doados 5 mil exemplares às obras sociais do Vaticano, 2,5 mil irão para a empresa Bunkyo Gakki, e os outros 2,5 mil serão da Orquestra Criança Cidadã. A quantidade destinada à Orquestra será direcionada aos patrocinadores do projeto e à comercialização, cuja renda se reverterá às atividades desenvolvidas pela Criança Cidadã.

A Orquestra Criança Cidadã é um projeto social gerido pela Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC) e foi criado há nove anos pelo juiz de Direito João José Rocha Targino. O projeto atende gratuitamente a 330 jovens, entre 6 e 24 anos. O método utilizado para o ensino é o Suzuki, criado pelo professor japonês Shinichi Suzuki, que prevê o aprendizado de forma lúdica – a criança aprende brincando. O projeto também garante a profissionalistação através da Escola de Formação de Luthier e Archetier, onde os aprendizes são treinados na arte da construção e reparo dos instrumentos de corda.

São oferecidas aulas de instrumentos de corda, percussão, teoria musical, flauta doce e canto coral, além de instrumentos de sopro – flauta transversa, oboé, clarinete, trompa e fagote. O programa conta ainda com apoio pedagógico, atendimento psicológico, médico e odontológico, aulas de inclusão digital, fornecimento de três refeições por dia e fardamento. A orquestra hoje também possui um núcleo no distrito de Camela, em Ipojuca.

De acordo com Targino, os alunos permanecem no projeto por um período de cinco horas, sempre no contraturno escolar, das 7h30 às 18h30. Entre atividades extracurriculares oferecidas, estão, além de cursos em parceria com universidades, intercâmbios para a Europa, direcionados aos alunos de destaque. A OCC já enviou estudantes para estudar música na Polônia, Áustria, República Tcheca, Alemanha e México.

 

Últimas notícias