Filho de chef, chefinho é. O garoto Lorenzo Ravioli, 13 anos, honrou o sobrenome da família, destacada representante da tradição gastronomia italiana em São Paulo, e venceu a primeira edição do MasterChef Júnior. A final foi exibida na noite de terça-feira, na Band.
O sobrenome herdado do pai-chef Franco Ravioli e do tio famoso Roberto Ravioli não pesou para o garoto, que levou para casa um troféu, R$ 1 mil em compras de supermercado por um ano, curso de gastronomia com os chefs que participaram do júri - Paola Carosella, Henrique Fogaça e Erick Jacquin - e kit de acessórios de cozinha para aprimorar os seus dotes culinários. A premiação não termina por aí. Ele poderá viajar com a família para a Disney (o prêmio dá direito a cinco acompanhantes). E a poupança para sua formação está garantida: complementa a premiação um título de previdência privada de R$ 20 mil.
Com um direito a um "Pai, não enche", Lorenzo teve um páreo difícil na final contra a chef mirim Lívia, 12 anos. O desempate veio na sobremesa. Ele preparou um tiramisu considerado quase perfeito pelo jurados, enquanto Lívia atrapalhou-se na tarte tatin de bananas com especiarias. Lívia teve senso de humor de apelidar a sobremesa de "torta desconstruída", depois que ela se descojuntou ao ser desenformada.
Lorenzo e Lívia tiveram 45 minutos para fazer a entrada, uma hora para cozinhar o prato principal e mais 60 minutos para preparar a sobremesa. “Estou muito feliz! Aprendi muito com o programa. A ter calma e organização, por exemplo”, conta emocionado.
Lorenzo preparou como entrada um tartar terra e mar (atum, lagostin e abacate). O prato principal servido aos jurados foi raviolone d'oro com molho branco e, por fim, um Tiramissu de sobremesa. Já Lívia iniciou seu menu com um creme de aspargos e vieiras grelhadas, seguido de uma Saltimboca de vitelo com nhoque a la romana como prato principal e uma torta tatin de banana com chantilly de especiarias de sobremesa. “Os dois são incríveis talentos. Se quiserem, trabalhando muito, eles podem vir a ser grandes cozinheiros um dia”, analisa o chef Erick Jacquin. O jovem cozinheiro também revelou que quer cursar gastronomia na faculdade.
SUSPENSE
A final do MasterChef Junior foi realizada a um mês, mas somente às 23h40 desta quarta a apresentadora do programa, jornalista Ana Paula Padrão, abriu o envelope com o resultado da final.
Os pais e familiares dos finalistas e os 18 participantes elimininados assistiram à última disputa, que consistia na elaboração de um menu completo - entrada, prato principal e sobremesa.
O MasterChef Junior teve uma boa performance de audiência - com média geral de 6 pontos. A versão adulta teve um ponto a mais em sua segunda temporada.
As inscrições para a terceira temporada do MasterChef Brasil já estão abertas. A ficha de inscrição no site do programa: www.band.com.br/MasterChef