Chico Science 50 anos

Orla Orbe e a música de Chico Science antes do manguebeat

Guitarrista do grupo tem músicas gravadas e inéditas da banda

JOSÉ TELES
Cadastrado por
JOSÉ TELES
Publicado em 03/02/2016 às 9:23
foto: acervo FA
Guitarrista do grupo tem músicas gravadas e inéditas da banda - FOTO: foto: acervo FA
Leitura:

O Orla Orbe foi uma banda de Rio Doce, Olinda, que em cerca de quatro anos de carreira fez uns dez shows. Sua maior proeza, no entanto, foi testemunhada por poucos: "Chico escreveu para Nazi, do Ira!, e ele respondeu a carta. Foi a maior festa lá em casa quando vimos a resposta. Chico tirou férias e foi para São Paulo, onde conheceu os caras. Uma vez a gente tocava no Espaço Oásis, lá em Olinda. O Ira! fazia show naquele dia. Depois. Nazi e Scandurra vieram de táxi até onde a gente estava e tocaram com a gente". Quem conta a história é Fernando Augustus, guitarrista do Orla Orbe.

O Chico a que se refere é Chico Science, ainda conhecido como Francisco França. Fernando estudava no Colégio Bairro Novo, uma escola de Olinda, onde também estudavam Chico e Jorge du Peixe. "Eu tocava numa banda de rock, a Escracho Social, de Bairro Novo. Como Chico gostava muito de música, passou a ir comigo, mas ficava sentado num muro, vendo pela janela, era discriminado pelos caras do grupo. Um dia eu sugeri que a gente fizesse uma coisa nossa. Ele disse que tinha umas letras. Eu estava a fim de sair da banda porque o pessoal era muito elitista, não era a minha praia. A gente montou o Orla Orbe, o nome foi sugerido por Chico. Repatriamos Lúcio Maia dos elitizados, que era bom no solo, e ele topou de cara tocar com a gente", lembra Fernando.

Com exceção de Lúcio (guitarra solo), que morava em Casa Caiada, os outros integrantes eram de Rio Doce: Vinicius (bateria), Helder (baixo), Fernando (guitarra base) e Chico (vocal): "Tirando Lúcio, que podia ter um guitarra boa, com pedal, a gente fazia tudo artesanal. Helder construiu o baixo dele, e a bateria de Vinicius foi montada num bombo de escola. Começamos a ensaiar, era rock and roll, no estilo dos Paralamas, do Ira!. Chico era fascinado pelo Ira!, mas já botava umas coisas de hip hop que viu em São Paulo".

INÉDITAS

Fernando conta que ele e Chico começaram a compor. Geralmente, o primeiro fazia a melodia, o segundo as letras. "Uma das primeiras que fizemos chama­se Continuação e Chico fez para Aninha, a mãe da filha dele. Teve muitas outras, a gente gravou meia dúzia de músicas da gente num estúdio. Tenho até hoje em cassete, nunca passei para CD, tudo continua inédito, Chico não cantou nenhuma na Nação Zumbi, a não ser A Cidade, que tem só um comecinho", revela Fernando Augustus, citando alguns dos títulos das parcerias com Chico Science: Pobres de Maré Maré, Filhos das Pátria, Terceiro Mundo (ele não lembra do nome de duas). O guitarrista acalenta o desejo de lançá­-las em disco.

(leia matéria na íntegra na edição impressa do Jorna ldo Commercio) 

Últimas notícias