Espetáculo

Pernambucanos serão destaque no encerramento das Olimpíadas

Lenine, DJ Dolores, Maestro Spok e Isaar vão se apresentar no evento

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 20/08/2016 às 18:00
Reprodução
Lenine, DJ Dolores, Maestro Spok e Isaar vão se apresentar no evento - FOTO: Reprodução
Leitura:

Apesar do ceticismo de muitos, a abertura dos Jogos Olímpicos Rio-2016 surpreendeu. O megaespetáculo mesclou música, artes cênicas e visuais em uma grande festa que contou com nomes de peso das artes nacional. Agora, todos os olhos estão voltados para o encerramento do evento, que acontece neste domingo (21), a partir das 20h, no mesmo Maracanã onde foi dado o pontapé inicial dos jogos. Os detalhes da apresentação estão sendo mantidos a sete chaves, mas já é certa a participação de vários artistas, em torno da Orchestra Santa Massa, liderada por DJ Dolores, com DJ Dolores, Yuri Queiroga, Maestro Spok, Fábio Trummer, Maciel Salu, Isaar França e André Julião, além do também pernambucano Lenine. A transmissão acontecerá simultaneamente nos canais abertos e pagos.

Com duração estimada de cerca de 2h20, o encerramento terá direção da carnavalesca Rosa Magalhães, de Fernando Meirelles, Andrucha Waddington e Daniela Thomas, e deverá usar estruturas semelhantes da abertura. No evento de hoje, no entanto, haverá menos coreografias e mais projeções, que ficarão a cargo do artista visual Batman Zavareze. Para garantir um espetáculo visual memorável, ele irá usar tecnologia inédita no País, com projetores ainda indisponíveis no mercado. 

As atrações musicais, no entanto, são o grande destaque da festa. Se na abertura houve nomes como Elza Soares, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Jorge Ben Jor, Anitta e Ludmilla, é esperado que o Comitê Olímpico Internacional escale também artistas de peso para fechar com chave de ouro a Rio-2016.

Entre os nomes confirmados para se apresentar hoje estão o do DJ norueguês Kygo, que apresentará a música Carry Me, com Julia Michaels. 

Será a cultura brasileira, porém que, mais uma vez, dará o tom da festa. Apesar do sigilo cercando as atrações, estão confirmados shows de Roberta Sá, que homenageará Carmem Miranda, Martinho da Vila e Lenine. 

LEÕES DO NORTE

O cantor pernambucano, inclusive, não representará o Estado sozinho. A Orchestra Santa Massa também é dada como certa na apresentação. Alguns fortes indícios parecem comprovar isso: na quarta-feira, publicaram imagem do Cristo Redentor nas redes sociais. Dois dias depois, o coletivo postou foto ensaiando em Botafogo e, desde o início do mês, tem lançado imagens de seus integrantes, ressaltando a importância cultural deles na cena nordestina. 

Segundo informações que circulam nos bastidores e na imprensa, eles irão homenagear compositores e intérpretes do Nordeste, como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Alceu Valença, atualizando esses clássicos.

É esperado também desfile de escolas de samba e do Cordão da Bola Preta. Segundo a organização, haverá ainda um grande “encontro familiar” da MPB, porém sem maiores detalhes revelados. Thiaguinho e Projota, intérpretes de Alma e Coração, tema desta edição, também são presenças esperadas. 

2020

Assim como ocorreu em Londres, em 2012, quando Marisa Monte, vestida como Iemanjá, Seu Jorge e B Negão se apresentaram na cidade europeia para representar o próximo país-sede, hoje deverá haver momento em que o Brasil “passará o bastão” para o Japão, que sediará os jogos em 2020. 

Últimas notícias