AUDIOVISUAL

Recife sedia o RioContentLab, evento voltado aos produtores audiovisuais

Encontro que acontece pela primeira vez na cidade, no Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, é uma preparação para o RioContentMarket

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 25/09/2016 às 7:00
NE10
FOTO: NE10
Leitura:

O Recife vai sediar quatro dias de debates, treinamentos e discussões sobre narrativas, formatações e desenvolvimentos de projetos para TV e mídias digitais, nas áreas de ficção, documentário/factual e animação: é a primeira edição do RioContentLab em Pernambuco, evento preparatório para o RioContentMarket. O maior encontro de negócios do setor na América Latina reúne, no Rio de Janeiro, produtores independentes e profissionais de televisão e mídia digitais. O RioContentLab local acontece na sede do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, no bairro de Santo Amaro, entre os dias 27 e 30.

O evento do Recife, cujas atividades serão gratuitas e algumas delas voltadas exclusivamente para produtoras de Pernambuco, promoverá consultorias especializadas e práticas de apresentação em pitching – defesa de projetos para os players do mercado. 

O RioContentLab vai contar ainda com masterclasses e oficinas de pitching abertas ao público em geral. Os participantes ainda poderão participar de oficina sobre o BNDES Procult, mecanismo de fomento do banco voltado para o investimento no plano de negócios de empresas do audiovisual

“O diferencial do evento de Pernambuco é que, além estarem previstos laboratórios e palestras com profissionais com experiências relevantes nas suas áreas de atuação, ele vai acontecer dentro de um sistema de comunicação. Isso já provoca, naturalmente, uma interação entre os produtores e os veículos”, afirma Chico Ribeiro, sócio da Rec Produtores e conselheiro nacional da Brasil Audiovisual Independente (Bravi). “Cada um deles vai falar de seu gênero específico – são profissionais altamente qualificados em suas respectivas áreas”, reforça.

Infográfico

RioContentLab

O projeto realizado pela Bravi e RioContentMarket tem patrocínio do BNDES, parceria do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação e conta com a curadoria de Carla Esmeralda (também curadora do RioContentMarket) e Lucas Soussumi, coordenador de projetos da Bravi. 

A ideia é reforçar a formação e o aprimoramento dos projetos de produtoras audiovisuais sediadas no Nordeste, visando prepará-las para as Rodadas de Negócios do RioContentMarket 2017, que acontece em março. O evento carioca já contou com a participação de mais de 6 mil profissionais de TV e mídias digitais vindos de 36 países.

CONSULTORIAS

As inscrições para as consultorias individuais são voltadas exclusivamente para produtoras independentes (PJ) sediadas em Pernambuco. Serão selecionados seis projetos de cada gênero, totalizando 18 dezoito projetos desenvolvidos por cidade do RioContentLab. A consultoria dedicada a cada um dos projetos tem carga horária de cerca de 90 minutos. 

Para garantir presença vigorosa do Nordeste na edição 2017 do RioContentMarket, eventos semelhantes aconteceram em Salvador e Fortaleza. Outras informações no site bravi.tv.

Últimas notícias