Arte

Aslan Cabral leva suas 'Intervenções Tropicais' para o Cá-Já

Artista visual apresenta obras em pintura, fotografia e instalações

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 12/02/2019 às 17:55
Divulgação
Artista visual apresenta obras em pintura, fotografia e instalações - FOTO: Divulgação
Leitura:

Há cerca de quatro anos, Aslan Cabral tem mobilizado artistas em um projeto que intitulou de Museu do Tubarão. Espécie de levante cultural, a iniciativa tem promovido ações em espaços públicos, especialmente na praia de Boa Viagem. Agora, o artista visual apresenta algumas de suas criações em um espaço fechado, o Cá-Já Restaurante, onde monta, a partir de 13 de fevereiro, a mostra Intervenções Litorâneas.

Em suas interferências à beira-mar, Aslan costuma criar imagens que dialogam com o espaço. Seus trabalhos são híbridos e transitam por diferentes linguagens artísticas.

Uma de suas obras mais conhecidas é o que ele chama de “cataventos”. São tecidos que, abertos, inflam-se com o vento, criando efeito lúdico na paisagem. Para Aslan, essa é uma forma de ativar a arte nos locais por onde passa, sem que para isso precise deixar qualquer tipo de resquício físico.

“É primeira vez em que alcancei um experimento, uma ativação de arte, simples, mas muito potente, que eu posso levar para onde estiver. Isso me ajuda também a ritualizar minha passagem por esses lugares. Por isso, quando fui visitar os Lençóis

Maranhenses, especificamente Atins, levei o que chamo de cataventos para as dunas, durante expedições onde saíamos bem cedinho antes do sol nascer para fazer fotos”, explicou o artista.

Na exposição no Cá-Já, alguns desses cataventos estarão dispostos no quintal do restaurante. Lá, ele também apresentará fotografias de registros dessas intervenções.

Essa ideia está em consonância com a proposta do Museu do Tubarão, que, ao contrário do que o nome pode sugerir, não é um espaço físico, e sim um agregador de atividades, como shows, ações para a infância, cirandas e setlists de DJs.

A mostra contará ainda com obras de pintura, além de uma instalação inédita que Aslan preparou recentemente e que ficará exposta no local para além da exposição, que segue até março.

Além do Museu do Tubarão, Aslan Cabral também coordena o ateliê coletivo Pangeia, localizado no Bairro do Recife. O artista já participou da Bienal do Mercosul, paralela da Bienal São Paulo, da mostra de performances VERBO e do Documenta, em Athenas (2017).

Últimas notícias